Karina Manarin

Com foco em notícias de política, o blog traz todos os dias também as informações do cotidiano e que interferem diretamente na vida das pessoas de todo o Sul Catarinense.


Deputada catarinense é eleita para a Mesa Diretora da Câmara Federal

Geovânia de Sá é a terceira mulher do país a alcançar a vaga de terceira secretária da Mesa Diretora da Câmara e a primeira catarinense.

A deputada federal Geovania de Sá do PSDB de Criciúma,  foi eleita nesta quarta-feira  como titular da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Agora ela está entre as sete representantes titulares. É a segunda vez que a parlamentar conquista uma vaga entre os 11 responsáveis pela direção da casa legislativa, ambas oportunidades no atual mandato. A representante catarinense em Brasília vai ocupar a função de terceira secretária até o final da 56ª legislatura da Câmara Federal.

Deputada Federal Geovânia de Sá foi eleita para a terceira secretaria da Mesa Diretora da Câmara Federal – Foto: Alexssandro Loyola/Divulgação/ NDDeputada Federal Geovânia de Sá foi eleita para a terceira secretaria da Mesa Diretora da Câmara Federal – Foto: Alexssandro Loyola/Divulgação/ ND

Ela é  a terceira mulher do país a alcançar a vaga e a primeira catarinense.

Anteriormente, Geovania havia sido eleita no biênio 2019-2020 para compor o cargo de segunda suplente de secretário. “É uma satisfação imensa ser a primeira mulher catarinense a ser escolhida para o cargo de terceira secretária da Câmara Federal. Ser designada para uma das principais cadeiras da Mesa Diretora é um reconhecimento pelo trabalho que estamos desempenhando nesses anos aqui na Casa. Assim como já fizemos com os trabalhos legislativos, vamos fazer nosso melhor com os serviços administrativos”, comentou a deputada federal.

Como terceira secretária da Mesa Diretora, Geovania terá como principais atribuições examinar requerimentos de licença e justificativa de faltas, encaminhando a decisão aqueles que constituírem casos omissos e autorizar previamente o reembolso das despesas com passagens aéreas, em interesse do mandato parlamentar, no caso de afastamento do território nacional. A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados dirige os trabalhos legislativos e administrativos da instituição. A equipe é composta pelo presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários, além de quatro suplentes. São 11 os eleitos entre os 513 deputados federais.

Quando suplente da segunda secretaria, a parlamentar constantemente presidia as sessões deliberativas no Plenário da Câmara dos Deputados, o que continuou ocorrendo mesmo após deixar a função. A deputada foi indicada pelo PSDB, detentor da vaga, por unanimidade ao cargo de terceira secretária. Nesta quarta-feira, em eleição convocada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do PP, Geovania foi eleita por votação exclusivamente presencial na sessão do Plenário.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...