Esplanada

Leandro Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Iniciou carreira em 1994 e passou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio, entre outros. O blog é editado por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo.


Eleições 2022: Bolsonaro e Lula devem polarizar e aguardam ‘terceira via’

Ciro Gomes e João Dória Jr correm por fora, com alguma chance

A um ano das convenções partidárias o mercado já tem noção de que a disputa presidencial não trará grandes surpresas com lançamentos vindouros.

O desafio será descobrir quem representará a esperada “terceira via”, com o debate mais acalorado sobre o desgaste da polarização, embora recentes pesquisas apontem que o brasileiro é personalista no voto e pode optar entre as iminentes candidaturas de Jair Bolsonaro ou Lula da Silva.

Correrão por fora, com alguma chance, Ciro Gomes (PDT) e João Dória Jr (PSDB ou outro partido). Nenhum dos empresários consultados pela Coluna nos últimos dias acredita que o ex-juiz Sérgio Moro vá se lançar ao Palácio do Planalto.

Militantes bolsonaristas espalham em Brasília adesivos com fotos do presidente e o slogan: “Bolsonaro 2022 – Consertamos, Agora avançamos”. É propaganda eleitoral antecipada.

Migração urbana

Em tempos modernos, o jovem do campo continua a migrar a cada dia mais para as grandes cidades, e a cada ano mais cedo. É tradição há décadas. Mas o ‘esvaziamento’ do campo preocupa movimentos em defesa do apoio sócio-educativo da turma da roça.

Uma frente de movimentos sociais apresentou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 9.273/2017, para o Governo instituir a Política e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural. A conferir.

Drible

Apesar do esforço das autoridades contra a pandemia, festas estão acontecendo em destinos turísticos praianos. Em casas particulares alugadas por marcas famosas locais. bares e boates se mudaram para amplas mansões alugadas pelos empresários, de preferência na periferia. O esquema tem aumentado nas capitais, em especial.

Brecha

A Quinta Turma do STJ absolveu um detento que entrou com três chips no presídio após a volta de um indulto, a famosa “saidinha”. Simplesmente porque o Código Penal Brasileiro não prevê como crime o ingresso de chip de telefone na cadeia, com acessórios ou similares do aparelho – este, sim, é proibido.

 Tão perto, tão longe

A empresa brasileira que o contratou tentou driblar a Justiça do Trabalho, mas não conseguiu. Apesar de trabalhar num navio de bandeira italiana, cuja maior parte da rota de navegação foi em águas do Brasil,  um jovem conseguiu seus direitos trabalhistas.

Radiografia da Ordem

O vice-presidente da OAB, Luiz Viana, lança amanhã o manifesto “OAB em Defesa da Advocacia”. Reúne lideranças nacionais que pedem melhores condições de trabalho em meio à pandemia, aumento de representatividade e resgate de uma instituição apartidária e independente.

Cobram o Governo

Quase sete entre cada dez brasileiros (67%) acreditam que o Governo federal erra se não agir agora para combater as mudanças climáticas. Os dados são do levantamento Earth Day 2021, realizado pela Ipsos com entrevistados de 30 nações.

E três em cada quatro pessoas (75%) afirmam que se as empresas locais não agirem agora para combater as mudanças climáticas, elas estarão falhando com seus clientes e funcionários. No mundo, são 68%.

Caseiros

Levantamento do portal OLX revela aumento na busca por itens usados para produção de vídeo no 1º trimestre de 2021. Dentre os produtos procurados estão Alexa (+603%), Ring Light (+205%), Câmera filmadora (+36%) e Microfone (+31%).