Altair Magagnin

altair.magagnin@ndmais.com.br Não é só sobre política. É sobre o impacto das decisões públicas na tua vida. Jornalista profissional com experiência multimídia, acompanha os bastidores do poder e traz análises e notícias exclusivas. Siga @altamagagnin nas redes.


Para Eduardo Moreira, renovação legislativa é fruto de decepção do eleitor com políticos

Governador citou emedebista histórico Ulysses Guimarães: “Ou mudamos, ou seremos mudados”

Depois de anunciar a contratação de mil professores efetivos, aprovados em concurso público do ano passado, o governador Eduardo Moreira (MDB) analisou nesta segunda-feira (15) o resultado do primeiro turno das eleições e apresentou perspectivas para a votação do próximo dia 28. Sobre a renovação de 55% da Assembleia Legislativa e 65% dos catarinenses na Câmara dos Deputados, citou Ulysses Guimarães. “Ou mudamos, ou seremos mudados”.

Eduardo Moreira - Marco Santiago/ND
Eduardo Moreira – Marco Santiago/ND

Ao resgatar a história política desde a redemocratização, Moreira lembrou que a renovação foi “o troco” dado pelo eleitor nos políticos, pelos escândalos de corrupção que se sucedem desde 1990, com Fernando Collor. “Em 2013, disseram ‘vocês mudem’. Não mudamos. Agora eles mudaram de forma violenta”, afirmou o governador, citando as manifestações públicas daquele ano.

Aos que ingressam, tanto na Câmara quanto na Assembleia, Moreira aconselha uma forte preparação, para que não decepcionem. “Ainda tem meses para estudar, se informar”. É voz corrente entre os veteranos do Legislativo catarinense a preocupação que os novos colegas, pela inexperiência, transformem a Assembleia em uma Câmara de Vereadores. “É preciso fazer legislação verdadeira, não dar nome de rua, trocar voto por emenda. A própria eleição mostra que isso não funcionou”, disse Moreira, lembrando que atuais deputados que trabalharam para destinar recursos para municípios não se reelegeram. Para o governador, não haverá “varinha de condão” para resolver os problemas instalados no Estado e no Brasil.

Loading...