Segurança das eleições é garantida, diz presidente do TRE-SC em Petrolândia; veja vídeo

Desembargador Fernanco Carioni também preside a Comissão de Auditoria e Funcionamento das Urnas e acompanha missão internacional

Acompanhando pessoalmente o andamento da eleição suplementar municipal em Petrolândia, o presidente do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral), Fernando Carioni, garantiu que a segurança das urnas eletrônicas é sempre comprovada pela auditoria.

Presidente do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Fernando Carioni. – Foto: João Victor Góes/NDPresidente do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Fernando Carioni. – Foto: João Victor Góes/ND

Segundo ele, desde a eleição de 2002 as urnas passam por avaliações semelhantes, apesar desta ser a primeira vez que isso ocorre em uma eleição suplementar.

“Nós convidamos os senhores deputados para virem participar, todas as autoridades, principalmente a imprensa, para ver como é esse trabalho e saber que a urna que nós usamos no sistema nacional, é feito por brasileiros, para usar naa eleição brasileira, não tem nada importado, toda a máquina que ali está é desenvolvida por técnicos brasileiros”, relatou.

Confira a entrevista do presidente:

Presidente do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Fernando Carioni. – Vídeo: João Victor Góes/ND

A Comissão de Auditoria e Funcionamento das Urnas, que é presidida por Carioni, acompanhou toda a instalação da estrutura e garantiu a realização do teste de integridade. O grupo é formado ainda por servidores do Poder Judiciário e integrantes da OAB.

Além da comissão, a eleição de Petrolândia também é acompanhada por um grupo de aboservadores internacionais integrantes de ONGs de transparência eleitoral. Apesar do convite do presidente do TRE, a equipe de reportagem do ND+ não encontrou com nenhum deputado estadual acompanhando as eleições em Petrolândia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Eleições nacionais

Loading...