Fraude, pinga de Lula e relatório no lixo: Bolsonaro abre semana com falas polêmicas

Presidente afirmou que provará fraudes em votação na urna eletrônica "na semana que vem" e falou sobre o ex-presidente Lula e o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) começou a semana com uma série de falas polêmicas. Depois de até colocar em dúvida sua participação nas eleições de 2022 enquanto fazia duras críticas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na segunda-feira (19), ele concedeu uma nova entrevista na manhã desta terça (20).

O chefe do executivo federal voltou a acusar fraudes nas disputas eleitorais brasileiras e disse que irá provar em uma apresentação no Planalto na semana que vem. Ele também falou sobre o ex-presidente Lula (PT) e o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB).

Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro diz que vai apresentar provas de fraudes nas eleições – Foto: Alan Santos/PR/ND

Provas sobre fraudes

De acordo com informações divulgadas pelo portal R7, o presidente afirmou que possui provas de que as eleições de 2014, vencidas por Dilma Rousseff (PT), foram fraudadas.

“Um hacker ‘do bem’ mostrou aqui e vou provar que 2014 foi fraudado. Temos uma fotografia minuto a minuto dos votos em Aécio e Dilma até o final e só Dilma aparecia na frente”, disse, em entrevista à Rádio Itatiaia concedida na manhã desta terça.

Ele acrescentou que vai agendar uma apresentação no Palácio do Planalto, com a presença de jornalistas, para mostrar as provas, e voltou a usar a analogia da moeda: “se jogar para o alto 241 vezes é impossível que caia somente de um lado”.

“Vai ser lá na Presidência e vou convidar a imprensa. Vamos desmontar a tese do Barroso de que as urnas não podem ser fraudadas”, disse.

O presidente garantiu que, após a apresentação, enviará os documentos para a corregedoria do TSE. No entanto, disse que “o que vale é a opinião pública”.

“Barroso disse que não tem como entrar nas urnas. Temos um hacker preso em Minas Gerais porque entrou no sistema do TSE. Então por que ele está preso? Quem tirou o Lula da cadeia vai contar os votos. Passo a faixa para quem ganhar de forma transparente”, destacou Bolsonaro.

Relatório de Renan é “para jogar no lixo”

Na mesma entrevista concedida à Rádio Itatiaia nesta terça, o presidente ainda abordou o tema da CPI da Covid. O senador Renan Calheiros, relator da comissão, foi alvo de críticas.

“O relatório do Renan Calheiros pode ser jogado no lixo. Palhaçada. Se corromper na Covaxin? Não compramos uma dose sequer. Gabinete paralelo? Depois vai para hidroxicloroquina. Eu tomei e fiquei bom”, disse Bolsonaro.

Senador Renan Calheiros apresentará relatório à CPI da Covid – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Divulgação/NDSenador Renan Calheiros apresentará relatório à CPI da Covid – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Divulgação/ND

Ele alegou mais uma vez que o principal objetivo da CPI é afetar o seu governo.

“A CPI não quer investigar nada, só desgastar o governo. Quando começamos a Copa América, o que o Renan falou? ‘Copa do morte.’ O que houve depois? Diminuíram as mortes pela metade. Pessoas desqualificadas estão nos imputando corrupção”, reiterou.

“Lula não consegue comprar uma pinga sem ser vaiado”

Sobre as eleições de 2022, Bolsonaro ressaltou que ainda não é candidato, mas não acredita que alguém possa vencê-lo.

“Terceira via não existe. Está polarizado. Estamos eu e o ex-presidiário”, disse.

Bolsonaro descredibiliza as pesquisas eleitorais que mostram o nome do ex-presidente Lula com larga vantagem.

“O Datafolha diz que o Lula tem 49% e eu tenho 25%. Depois, no segundo turno, ele ganha de 60% de mim. Agora, eu ando pelo Brasil todo, sem problema. Ele não consegue comprar uma pinga no botequim que vai ser vaiado”, concluiu.

Bolsonaro afirma acreditar que ninguém possa vencê-lo em 2022, apesar de Lula liderar pesquisas – Foto: Divulgacão/Paulo Alceu/NDBolsonaro afirma acreditar que ninguém possa vencê-lo em 2022, apesar de Lula liderar pesquisas – Foto: Divulgacão/Paulo Alceu/ND
+

Política Brasileira

Loading...