Moacir Pereira

moacir.pereira@ndmais.com.br Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Neoway revela o perfil dos eleitores de Florianópolis

Dados revelados pelo Big data Analytics

A cidade de Florianópolis possui cerca de 360 mil eleitores, divididos em três zonas eleitorais que tem a predominância da classe C. Quanto mais alto o cargo político, maior é a participação da população da capital catarinense nas urnas. Nas últimas eleições, votaram para presidente mais de 270 mil pessoas. O número caiu para 226 mil quando a eleição era para vereador. As mulheres são maioria em todos colégios eleitorais.
Essas informações são de um estudo desenvolvido pela Neoway, maior empresa de Big Data Analytics e Inteligência Artificial da América Latina. A pesquisa traz diversas informações como número de pessoas aptas a votar, perfis dos eleitores, partidos prediletos em cada região e quanto cada área representa economicamente para Florianópolis.
“Conhecer a fundo os cenários é extremamente importante para definir as melhores estratégias. Nas eleições, isso é primordial para, além de alcançar os resultados esperados, saber quais são as prioridades referentes às políticas públicas necessárias para cada bairro, por exemplo”, comenta Michel Ávila, head de governança de dados da Neoway.
As três zonas eleitorais de Florianópolis são bem homogêneas. O levantamento da Neoway contempla ainda as seguintes informações, tendo como base os últimos pleitos:
1. A faixa etária predominante entre os eleitores de todas as áreas está entre 35 e 39 anos.
2. Os eleitores de 66% dos colégios eleitorais possuem ensino superior.
3. Nas últimas eleições para prefeito, o PMDB teve a maioria dos votos em 67% das zonas eleitorais.
4. Há uma convergência de partidos para os cargos executivos, exceto para prefeito. Para presidente e governador, o preferido foi o PSL. Já para prefeito, o escolhido foi o PMDB.
5. Na eleição para vereadores, percebe-se um equilíbrio entre PMDB, PDT e PP.
6. Três franquias aparecem nas três zonas eleitorais. São elas: Colchões Ortobom, Odonto Excellence e Subway.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...