Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


O poder dos deputados estaduais em SC

Bancada do MDB mostra força e unidade

A decisão do ex-governador Eduardo Pinho Moreira de assumir uma Diretoria do BRDE, atendendo a convite do governador Carlos Moisés, dá um novo peso politico à administração estadual. Afinal, Moreira é hoje a principal liderança do partido.
O fato novo comporta várias leituras. Uma delas, o ex-governador está mais identificado com a bancada estadual do que com o comando estadual do MDB.
A primeira vitória dos deputados do MDB veio com a transferência das prévias para indicação do candidato a governador. Ficam mesmo para 2022, se é que realmente irão acontecer. O que ocorreu no governo e na politica catarinense nos últimos oito meses, depois de rejeitado o segundo pedido de impeachment, passou pela bancada do MDB na Assembleia Legislativa.
Os deputados deram aval a nomeação do deputado Luiz Fernando Vampiro para o cargo de Secretário da Educação, indicaram vários afilhados para cargos no primeiro e segundo escalões, e estão mais unidos do que nunca no apoio ao governo Moisés dentro e fora do parlamento.
Agora, a decisão de Moreira mostra o poder da bancada.
A força dos deputados estaduais, aliás, tem antecedentes. Na década de 1960, o governador Celso Ramos, que realizara uma gestão vitoriosa e de grande repercussão, tinha como preferido para sua sucessão o competente secretário Alcides Abreu. Abriu uma disputa no PSD entre os grupos da Sorbonne(Alcides Abreu) e Paraguaios(Ivo Silveira). Vitória para o deputado da Palhoça.
Na eleição de 2018, outro registro: o racha na bancada do PSD foi uma das causas da derrota de Gelson Merísio.
A bancada do MDB revela plena consciência de que a unida vai conduzir a novas conquistas e definir o candidato ao governo em 2022.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...