Paulo Alceu

Análises qualificadas e comentários assertivos acerca dos assuntos mais relevantes para os catarinenses.


Preconceito construído contra militares no governo

A Petrobras quando foi criada no governo Getúlio Vargas, o primeiro presidente foi um general

A decisão do presidente Bolsonaro de mudar o comando por conta de aumentos sucessivos dos combustíveis provocou uma série de ataques. Inclusive com desvalorizações de ações na Bolsa, império da especulação. Seria uma ótima oportunidade de comprar ações da Petrobras, que estão em baixa por estímulos políticos e de mercado. Vai subir logo.

Se a empresa não ruiu com a roubalheira estabelecida pelos governos do PT, certamente não irá sucumbir por uma mudança de comando. A Petrobras quando foi criada no governo Getúlio Vargas, o primeiro presidente foi um general. De lá pra cá tiveram vários militares, desde generais, marechais e almirantes presidindo a estatal petrolífera do Brasil.

Preconceito construído contra militares no governo – Foto: Divulgação/Paulo Alceu/NDPreconceito construído contra militares no governo – Foto: Divulgação/Paulo Alceu/ND

Essa gente do batalhão de apedrejamento não faz a mínima ideia do que significa chegar a um alto posto das Forcas Armadas. Não se trata de indicação politiqueira, mas de muito estudo e conhecimento. Foi no governo PT, que a Petrobras se transformou em reduto político partidário com presidentes como o falecido José Eduardo Dutra, que comandou o Diretório Nacional do PT.

Sergio Gabrielli, que presidiu a estatal nos governos Lula e Dilma e teve mais de três condenações em 100 dias , inclusive com bloqueio de bens por conta da compra da refinaria sucateada de Pasadena. E Aldemir Bendini, executivo petista preso, acusado de receber propina da Odebrecht.

A estratégia de acusar para esconder podridões do passado não colam mais. O general Silva e Luna que deverá assumir a Petrobras, e que responde atualmente como diretor-geral da Itaipu Binacional carrega obras sociais importantes e uma administração reconhecida.

Não se trata de um general, mas de um brasileiro com conhecimento e competência. Esse preconceito contra militares demonstra total desconhecimento e amarras com um passado que não tem espaço no presente.