Guilherme Fiuza

Jornalista e escritor que iniciou a carreira em 1987, no "Jornal do Brasil". Entre outras redações, trabalhou em "O Globo" e revista "Época". Escreve também sobre política para a "Gazeta do Povo".


Quem abriu a porta de Marte?

O robô mostrou aos terráqueos a porta dos marcianos, deflagrou-se imediatamente uma onda de especulações

Um robô da Nasa registrou em Marte o que seria uma porta escavada numa pedra. Não tem jeito, esses robôs vivem espalhando fake news. O que faz o STF que não dá um jeito nisso?

No que o robô mostrou aos terráqueos a porta dos marcianos, deflagrou-se imediatamente uma onda de especulações. Quem teria passado por aquela porta e se abrigado naquele ambiente ultra protegido? Será que algum ser humano de fato foi raptado por ETs, como já se cogitou inúmeras vezes, e ensinou aos vizinhos planetários como se faz uma porta? Será que o robô vai ter coragem de entrar e ver se tem alguém em casa?

Robô em Marte – Foto: Nasa/ReproduçãoRobô em Marte – Foto: Nasa/Reprodução

Será que a novela da compra do Twitter pelo Elon Musk tem alguma coisa a ver com isso? Ele tinha prometido bancar uma expedição a Marte. Será que na verdade o dono da Tesla já concretizou essa missão sem contar para ninguém? Será que esse robô da Nasa foi aliciado por Musk? Tem gente que diz que ele é simpatizante de robôs e por isso promete a liberdade no Twitter – o que muitos interpretam como um aceno amigo à robolândia.

Outros dizem que Musk pretende apenas parar com a censura velada na plataforma, desfazendo os truques de isolamento de usuários com o sumiço não declarado dos seus posts – o chamado “shadow ban”. A questão é que quando se passa a perder a clareza sobre quem é robô e quem é humano, a coisa vai para um terreno perigoso, mais acidentado que o solo lunar.

Será que os que abriram essa porta em Marte são os mesmos que dizem que Lula é honesto? Estaríamos entre lunáticos e marcianos fantasiados de humanos? Será que os que abriram essa porta em Marte foram os mesmos que abriram a porta da cadeia para Lula? Será que a porta de Marte foi aberta pela Odebrecht, que teria chegado antes de Elon Musk porque tinha mais dinheiro? Com certeza a soma dos contribuintes brasileiros é mais rica que o mais rico do mundo.

Será que quando mandou a economia brasileira para o espaço, Lula aproveitou para mandar fazer essa porta no planeta vizinho? Seria a imagem captada pelo robô da Nasa mais uma benfeitoria petista com dinheiro do BNDES? Existe pixuleco no espaço sideral?

Será que essas linhas são obra de algum desses robôs negacionistas que espalham fake news sobre Lula, na verdade um homem limpo que representa a saída democrática para os brasileiros? Quem vai deter esses robôs que negam a perfeição da eleição no Butão?

São muitas dúvidas. Aparentemente, a única certeza é que a porta encontrada em Marte não é uma porta. É só uma falha na rocha. Não se pode nem mais especular em paz.

Loading...