Quem é o bispo de SC que vai celebrar o casamento de Lula e Janja

Dom Angélico Sândalo Bernardino é bispo emérito da Diocese de Blumenau, no Vale do Itajaí

O bispo emérito da Diocese de Blumenau, no Vale do Itajaí, Dom Angélico Sândalo Bernardino, irá celebrar o casamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, que está marcado para acontecer a partir das 19h desta quarta-feira (18) em São Paulo.

Bispo emérito de SC fará cerimônia de casamento do ex-presidente Lula – Foto: Paulo PintoBispo emérito de SC fará cerimônia de casamento do ex-presidente Lula – Foto: Paulo Pinto

Mas quem é Dom Angélico, você pode se perguntar. O religioso iniciou carreira católica estudando filosofia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo, e teologia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, no Rio Grande do Sul. Depois de estudar jornalismo, foi nomeado sacerdote em 1959.

Mais tarde, nos anos 2000, os caminhos de Dom Angélico o guiaram para Santa Catarina. Em 19 de abril daquele ano, foi nomeado como o primeiro bispo da Diocese de Blumenau, no Vale do Itajaí.

Durante o período em que viveu no estado, foi presidente do regional Sul-4 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Ele ficou em Blumenau até 2009, quando em 18 de fevereiro teve a sua renúncia aceita por limite de idade.

Depois disso, o bispo emérito retornou a São Paulo, onde permanece até hoje. Mas o que realmente traz destaque para a sua atuação é a visível amizade com o ex-presidente Lula.

Bispo também celebrou homenagem à Marisa Letícia em 2018

Amizade essa que não é de agora. Em 2018, numa atitude que gerou polêmica, o bispo emérito Dom Angélico realizou uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva. A cerimônia ocorreu em frente ao sindicato dos metalúrgicos do ABC e ganhou repercussão nacional.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Política Brasileira

Loading...