Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Reforma do secretariado e o sétimo voto do impeachment

Segunda interinidade de Daniela Reihner tem mais articulação e qualificação do que a primeira

A governadora interina Daniela Reihner vem praticando gestos ousados, movimentando  peças chaves no secretariado estadual, como confirmaram as quatro novas mudanças no governo.

A sucessão com maior impacto e repercussão ocorreu na Secretaria da Fazenda, com a saída de Paulo Eli, um técnico de alto nível identificado com o MDB, embora hoje sem filiação partidária, e a posse de outro auditor fiscal, Rogério Macanhão, outro nome qualificado na área.

A comparação politica e administrativa sobre estas decisões politicas tem sido inevitável.  Fica claro que as alterações no segundo afastamento tem maior qualificação e articulação política do que na primeira interinidade.   Os nomes agora tem muito mais expressão politica.  E os cargos muito mais peso na estrutura do governo.

A leitura mais comum identifica um esforço político da governadora interina em busca do sétimo voto no Tribunal Especial de Julgamento.  Em princípio, seis votos já estão assegurados, a partir da constatação de que os cinco desembargadores tendem a manter suas posições, pela contundência do primeiro julgamento, e o deputado Laércio Schuster(PSB) está sendo prestigiado pelo interina no governo.

Outra análise muito comum nos meios políticos.  Será mesmo que todos os novos secretários, os nomeados para o segundo escalão não estariam tendo uma sinalização concreta de que os sete votos já existem? Todos os novos secretários confirmados ou nomeados, dificilmente aceitariam o desafio para uma permanência de semanas.

O julgamento, contudo, continua sendo uma loteria.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.