Esplanada

Leandro Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Iniciou carreira em 1994 e passou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio, entre outros. O blog é editado por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo.


Troca de palanque: sai CPI da Covid entra eleições

Com o fim da CPI da Pandemia, senadores começam a articular campanhas para 2022

Finda a CPI da Pandemia, exibida em rede nacional pela TV Senado e grandes emissoras de TV a cabo, alguns senadores que falaram grosso começam a capitalizar seus feitos nos redutos com vistas às eleições. O relator Renan Calheiros (MDB) – que tem mandato até 2027 – quer usar os holofotes para fazer o filho, governador de Alagoas, também senador na única vaga disputada do ano que vem; Rogério Cardoso será o nome do PT no Sergipe, já combinou com o partido. E Omar Aziz (PSD), o presidente da Comissão, almeja retornar ao comando do Governo do Amazonas.

Enfim, Mendonça

Está certo entre ministros das Cortes do Judiciário de que será dia 22 de novembro a famigerada sabatina de André Mendonça para a vaga de Marco Aurélio no STF.

No bolso

Além de mandar prender, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão imediata de pagamentos do Google, Facebook e Instagram ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Zé Trovão, o líder caminhoneiro, aliás, continua no México.

Brasiillll

Os mil dias do crime ambiental de Brumadinho que resultou em 270 mortos, sem ninguém responsabilizado ou punido até hoje, é uma pequena amostra da lama que envolve a Vale, na qual o Judiciário patina e o Brasil afunda devagar.

Rasante perigoso

A ideia do Governo federal em aumentar o número de voos, inclusive internacionais, para o terminal Santos Dumont (Centro do Rio) a fim de valorizar a licitação preocupa o presidente da ALERJ, André Ceciliano. Não só porque isso vai esvaziar de vez o Aeroporto Interncional do Galeão, mas também pelo aspecto de segurança.

Segurança operacional

Com uma pista muito curta (1.360 metros a nível do mar), a Infraero tem como regra fechar a operação no Santos Dumont sob fortes chuvas e ventos – algo que não ocorre com o Galeão, com pista muito maior. Dados oficiais da ANAC apontam que 27% das arremetidas de aviões no Brasil são feitas nas aterrissagens no Santos Dumont.

Tragédia anunciada

André Ceciliano não descarta judicializar a questão se o Governo federal seguir em frente na atual modelagem. “É uma tragédia anunciada. Em todos os sentidos”, diz.

Rol de denúncias

Entidades que representam indígenas e de direitos humanos aguardam a aprovação do relatório final da CPI da Pandemia para formular mais uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro a ser protocolada no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia. Vão sublinhar na peça os crimes contra a humanidade no parecer final do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão.

Na fila

Já existem seis denúncias contra Bolsonaro em andamento no TPI apresentadas, respectivamente, pela ONG AllRise, da Áustria, Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, PDT, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e Movimento Brasil Livre.

Sustentabilidade

Maceió é uma das 10 cidades selecionadas para o programa de inovação “GNova Transforma”, da Escola Nacional de Administração Pública, ligada ao Ministério da Economia. A proposta é tornar cidades mais sustentáveis, inclusivas e empreendedoras.

Ação, galera!

Estudantes e empresas paulistas vão participar de competição inédita para o desenvolvimento de soluções para as demandas da indústria, de hoje até domingo. O Instituto Euvaldo Lodi vai promover o “Desafio 4.i” para o nível técnico e graduandos. Os temas são digitalização e conectividade; economia circular logística; e desenvolvimento de aplicativos para eficiência produtiva.

Loading...