VÍDEO: veja detalhes da chegada de Bolsonaro e família a São Francisco do Sul
O presidente deve vir acompanhado de sua esposa, a filha mais nova e a família do filho Eduardo Bolsonaro; chegada está prevista para este sábado (13) de manhã
Está confirmada a vinda, pela segunda vez, do presidente Jair Bolsonaro a São Francisco do Sul, Litoral Norte catarinense, neste sábado (13). É uma viagem particular, a lazer, sem compromissos oficiais. O presidente deve vir acompanhado de sua esposa, a filha mais nova Laurinha e a família do filho Eduardo Bolsonaro.

A saída de Brasília está confirmada para 9 horas em direção ao aeroporto de Navegantes. Do aeroporto, o presidente segue de helicóptero para o Aeródromo do Iperoba, em São Francisco do Sul. A chegada está prevista entre 11 horas e 11h20 e a escolta do trajeto será feira pela Polícia Militar de São Francisco do Sul.
No entanto, se o tempo estiver chuvoso, Bolsonaro irá de Navegantes para SFS via terrestre. Neste caso, a escolta será feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Leia mais
O deputado federal Coronel Armando (PSL-SC) estará no avião com o presidente.
O prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, é uma das autoridades que irá receber o presidente. Inclusive, o prefeito tem a expectativa de conversar na segunda-feira (15) com o presidente a respeito de benefícios que possa trazer para região.
Depois da recepção, Bolsonaro segue para o Forte Marechal Luz, uma instalação militar histórica sob administração da 5º Divisão do Exército Brasileiro, onde ficará hospedado com a família até terça-feira (16). O presidente deve voltar a Brasília depois do almoço.
Tudo pronto para chegada do presidente
Nesta sexta-feira (12) pela manhã, já foi possível conferir a movimentação no Forte Marechal Luz. Como de praxe, equipes envolvidas na segurança presidencial fizeram um trabalho de reconhecimento, como mostra os vídeos abaixo.
Muitas viaturas passaram pela BR-280 e chegaram em comboio até o Forte. PRF, ambulâncias do SAMU e Polícia Militar foram vistas, em uma espécie de ensaio para chegada da comitiva oficial neste sábado.
Esta é a segunda vez que o presidente vem a São Francisco do Sul. Na última vez, em dezembro do ano passado (de 19 a 23), ele veio sozinho, aproveitou alguns dias, praticou pesca, andou de jet-ski, recebeu amigos e atendeu aos apoiadoras, parando e fazendo fotos a todo o momento.

Desta vez, a expectativa também é de que o presidente saia para pescar, ande de jet-ski e até já há convites para visita ao centro histórico.
Conheça o Forte Marechal Luz onde o presidente irá ficar

O Forte Marechal Luz fica a 15 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco e é um dos pontos mais belos do litoral norte catarinense. A fundação ocorreu durante o ano de 1909, sobre as ruínas do antigo forte, visando a fortificação militar daquela região.
No topo do Forte Marechal há uma bateria de artilharia de costa, composta de 4 canhões, que possibilitariam a defesa de costa em caso de situações belicosas, dado o caráter de instabilidade política mundial daquela época. Porém, eles nunca foram usados para ataques a embarcações, apenas para exercícios.
O Forte funcionou até 1977. Passou por reformas e adaptações até que na década de 1990 foi transformado em colônia de férias. São 45 casas e apartamentos para hospedagem de militares. O público pode visitar toda a estrutura ao longo do ano e a entrada custa R$ 5 por pessoa.
Vídeo mostra como é dentro do Forte:
Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+
Entre no grupo