Joe Biden toma posse como presidente dos EUA

Cerimônia 'Celebrando a América' ocorreu nesta segunda-feira, com o primeiro discurso do novo presidente dos EUA, Joe Biden, e a apresentação de diversos artistas

O novo presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, tomou posse nesta quarta-feira (20), junto a vice-presidente Kamala Harris. A cerimônia ‘Celebrando a América’ teve início às 14h (horário de Brasília), e contou com o primeiro discurso do novo presidente.

“Hoje, celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa: a democracia” disse Biden na posse – Foto: Record News/Divulgação/ND“Hoje, celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa: a democracia” disse Biden na posse – Foto: Record News/Divulgação/ND

Discurso

“Celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa, que é a democracia. O povo foi ouvido. Democracia é preciosa e frágil, e prevaleceu”, disse Biden no início do seu discurso. “Serei um presidente para todos os americanos”, ressaltou o agora 46º presidente dos Estados Unidos.

Ainda destacou o combate contra o ódio e a polarização. “É necessário rejeitar a cultura em que fatos são manipulados e inventados”, afirmou o novo presidente. Biden ressaltou que hora de derrotar o extremismo político, a supremacia branca e o terrorismo doméstico.

“Precisamos confiar nas pessoas que são diferentes de nós. Precisamos confiar nas mesmas pessoas que não idolatram o mesmo Deus que você”, disse Biden. Apesar de protestos isolados por apoiadores de Donald Trump, a cerimônia ocorreu de forma tranquila.

Evento

Joe Biden e sua vice-presidente, Kamala Harris, começaram a cerimônia com um juramento no Capitólio dos Estados Unidos. Eles também pediram uma oração para as vítimas da Covid-19, que chegam a 400 mil nos Estados Unidos.

O ex-presidente Donald Trump não compareceu na posse. Após o último discurso como chefe do Executivo, ele deixou a Casa Branca e seguiu para a Flórida. A recusa em ir a posse do sucessor só ocorreu três vezes na história dos EUA.

Estiveram presentes o ex-presidente Barack Obama e Michelle Obama, assim como Bill Clinton e sua esposa, Hilary Clinton, entre outras lideranças. O hino nacional dos Estados Unidos foi cantado por Lady Gaga. Logo na sequência, a cantora Jennifer Lopez realizou um show.

Do Capitólio, Biden seguiu ao cemitério de Arlington, por volta das 14h45, onde deixará no Túmulo do Soldado Desconhecido uma coroa de flores. Trata-se de um monumento para honrar soldados mortos em campos de batalha e em guerras que não tiveram os corpos identificados.

As cerimônias referentes à posse de Biden seguem até a noite. Do jazigo em homenagem aos combatentes, o presidente seguirá para a Casa Branca, de onde Biden anunciará suas primeiras medidas como novo presidente dos Estados Unidos.

Segurança

Um forte aparato de segurança foi montado no local, com cerca 25 mil membros da guarda federal no local – número superior que o número de soldados no Iraque e no Afeganistão juntos. Estações de metrô e o espaço aéreo foram restringidos.

Um dos objetivos é evitar protestos antidemocráticos, como a invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro. O FBI alertou que protestos armados estariam sendo planejados por apoiadores de Donald Trump em todas as 50 capitais dos Estados Unidos e no Capitólio, a partir do dia 16 de janeiro, segundo um alerta do FBI. A cerimônia, entretanto, ocorreu de forma tranquila.

+

Política Internacional