Drama: imagem mostra afegão preso a trem de pouso de avião durante decolagem

Ele seria um afegão que caiu do avião americano C-17, na imagem que viralizou nesta segunda-feira, em vários sites do mundo

A imagem da queda de pelo menos duas pessoas de um avião ganhou o mundo nesta segunda-feira (16). Ela é parte do drama que vive a população do Afeganistão, apressada em deixa o país, após a volta do Talibã ao poder. O avião americano, no caso, decolou da capital Cabul com pessoas desesperadas presas ao seu trem de pouco.

É possível ver as pernas de uma pessoa presa ao trem de pouco do avião – Foto: ReproduçãoÉ possível ver as pernas de uma pessoa presa ao trem de pouco do avião – Foto: Reprodução

Agora, a imagem que vem ganhando força na internet mostra um dos afegãos presos ao trem de pouso do avião. Teria sido feita, assim, minutos antes da queda do homem, após a aeronave ganhar altura.

Confirmação oficial

Por enquanto, o que há são versões conflitantes vindas do Afeganistão, pois são basicamente vídeos e relatos soltos de pessoas desesperadas que não conseguiram deixar o país. Por outro lado, os talibãs, grupo que assumiu o poder, emite comunicados de que não haverá repressão a direitos, inclusive de mulheres.

De acordo com veículos de comunicação internacionais, ao menos duas pessoas despencaram de um C-17 que havia acabado de decolar do aeroporto Hamid Karzai, em Cabul. Elas estavam num grupo que teria se agarrado à aeronave militar dos EUA ainda na pista, que estava lotada de civis.

Centenas de cidadãos foram até o local em busca de voos de fuga, mas apenas aviões militares estão decolando. Vale ressaltar que o aeroporto é a única forma de civis deixarem o país.

+

Política Internacional

Loading...