Biden vence em dois estados de hegemonia republicana

Democrata levou no Arizona e na Georgia, onde há quase três décadas partido republicano conquistava os delegados eleitorais nas eleições presidenciais

Com a apuração das eleições norte-americanas se aproximando do fim, o democrata Joe Biden confirmou vitória nesta sexta-feira (13) em mais dois estados norte-americanos. Na Geórgia e no Arizona, onde o partido democrata não vencia há quase três décadas, Biden saiu vitorioso sobre Trump.

Com o andamento da apuração já avançada, vitória de Biden foi confirmada no último domingo. Votos ainda são contados – Foto: Reprodução/InstagramCom o andamento da apuração já avançada, vitória de Biden foi confirmada no último domingo. Votos ainda são contados – Foto: Reprodução/Instagram

No Arizona, a vitória ocorreu durante a manhã de sexta-feira (13). Com ela, Biden conquistou mais 11 delegados eleitorais, chegando a 290 votos no Colégio. De acordo com o jornal The New York Times, ele é o primeiro candidato democrata a ganhar no estado desde 1996, quando Bill Clinton foi reeleito presidente dos EUA.

Já no estado da Georgia a vitória foi confirmada durante a tarde. Conforme o jornal CNN, Biden é o primeiro democrata, em 28 anos, a vencer na Georgia. Com isso, ele chegou a 306 votos – 270 votos são necessário para se eleger. Entretanto o Estado ainda passará por um recontagem manual dos votos.

Trump, por sua vez, venceu na Carolina do Norte, chegando a 232 votos. Com a vitória de Joe Biden no Estado da Pensilvânia, no último dia 7, o resultado da eleição foi definido nos EUA. Trump, entretanto, vem apontando fraudes no sistema eleitoral e se auto decretando presidente, mesmo sem apresentar provas.