Conheça Joe Biden, o novo presidente dos EUA

Projeções apontam a vitória do candidato com 273 delegados, após quatro dias intensos de apuração dos votos

Após dias de tensão e diversas reviravoltas, Joe Biden é o novo presidente do Estados Unidos, apontam as projeções neste sábado (7). Ele derrotou o atual presidente, Donald Trump, ao ultrapassar os 27o delegados necessários, com a vitória no Estado da Pensilvânia.

A corrida foi cheia de reviravoltas. Em estados considerados chave, como Michigan e Winscosin, Biden começou perdendo, mas conseguiu virar, logo no fim da apuração. Os dois, por exemplo, foram cruciais para a vitória de Trump em 2016.

Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos após dias de votação  – Foto: Reprodução Instagram/NDBiden foi eleito presidente dos Estados Unidos após dias de votação  – Foto: Reprodução Instagram/ND

Dos 50 estados americanos, Biden conquistou 22. São eles: Washington (12), Oregon (7), Califórnia (55), Colorado (9), Novo México (5), Havaí (4), Minnesota (10), Ilinois (20), Maine (3), New Hampshire (4), Vermont (3), Nova York (29), Massachusetts (11), Rhode Island (4), Connecticut (7), New Jersey (14), Delaware (3), Maryland (10), Vírginia (13), Michigan (16), Winscosin (10) e Pensilvânia (20).

Além disso, o candidato democrata bateu o recorde de Barack Obama e conquistou o maior número de votos populares na história das eleições americanas.

Quem é Joe Biden?

Ex-vice-presidente do governo Barack Obama (2009-2017), Joseph Robinette “Joe” Biden Jr nasceu em novembro de 1942, na cidade de Scranton, na Pensilvânia.

Advogado, tornou-se senador de Delaware, onde se mudou com a família nos anos 1950, pela primeira vez em 1972, sendo o sexto senador mais jovem da história norte-americana. Depois disso, foi eleito por mais cinco mandatos.

No senado, presidiu e integrou o Comitê de Relações Exteriores e em 1991 se opôs a Guerra do Golfo, apesar de defender a intervenção americana e da OTAN na Guerra da Bósnia, ainda na década de 1990. Também foi presidente do Comitê Judiciário onde lidou com assuntos relacionados a políticas de drogas, prevenção ao crime e liberdades civis.

Joe Biden ao lado do ex-presidente Barack Obama, na época em que era vice. – Foto: Jonathan Ernst/ReutersJoe Biden ao lado do ex-presidente Barack Obama, na época em que era vice. – Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Durante o governo Obama, supervisionou os gastos em infraestrutura destinados a conter a Grande Recessão e ajudou a formular a política dos Estados Unidos em relação ao Iraque.

Biden, inclusive, foi cotado como nome para as eleições de 2016 pelo partido democrata, mas o nome escolhido para a disputa daquele ano foi de Hillary Clinton que acabou não levando o pleito.

Em 2020, Biden se tornou o 46º presidente do Estados Unidos. Sua vice é a senadora Kamala Harris.

Como funciona as eleições nos Estados Unidos?

Diferente do Brasil, nos Estados Unidos não é o candidato com mais votos que vence a disputa. O cálculo que define o presidente norte-americano leva em conta o número de delegados de cada estado.

Ou seja, se um candidato tem a maioria dos votos na Califórnia, por exemplo, ele leva os 55 delegados do Estado, que são somados com as vitórias nos demais. Para vencer, o candidato precisa alcançar, ao menos, 270 delegados.

Um exemplo disso foi o que ocorreu em 2016. Apesar de Hillary Clinton ter sido a mais votada, com 65.853.516 votos, Trump foi quem teve o maior número de delegados: o republicano conquistou 304, enquanto a democrata levou 227.

Loading...