Míssil russo atinge shopping na Ucrânia deixando 10 mortos e mais de 40 feridos

Ataque aconteceu nesta segunda-feira (27) e número de mortes pode aumentar; mais de mil civis ocupavam o prédio no momento do impacto

Um míssil russo atingiu um centro comercial do centro da Ucrânia nesta segunda-feira (27), deixando pelo menos dez mortos e mais de 40 pessoas feridas. De acordo com o governador regional de Poltava, Dmytro Lunin, o saldo pode se agravar.

Míssil russo atinge shopping e deixa 10 mortos na Ucrânia – Foto: STR Ukraine Emergency Ministry Press Service/AFPMíssil russo atinge shopping e deixa 10 mortos na Ucrânia – Foto: STR Ukraine Emergency Ministry Press Service/AFP

“Dez mortos e mais de 40 feridos. Esta é a situação atual em Kremenchuk por causa do ataque com um míssil”, disse Dmytro Lunin.

“Os ocupantes dispararam um míssil contra um shopping onde havia mais de mil civis. O shopping está em chamas e as equipes de resgate combatem o fogo. O número de vítimas é impossível de imaginar”, escreveu mais cedo, no Facebook, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A mensagem veio junto com um vídeo que mostra o centro comercial pegando fogo, com grandes colunas de fumaça e caminhões dos bombeiros.

Segundo a Força Aérea da Ucrânia, o shopping foi atacado com mísseis Kh-22 disparados a partir de bombardeiros de longo alcance Tu-22 da região russa de Kursk.

“O tiro de míssil em Kremenchuk atingiu um local muito movimentado sem qualquer relação com as hostilidades”, denunciou no Facebook o prefeito Vitali Maletsky, da cidade que tinha 220 mil habitantes antes da guerra.

“Há mortos e feridos. Mais detalhes chegarão”, acrescentou.

O governador regional, Dmytro Lunin, denunciou um “crime de guerra” e um “crime contra a humanidade”, bem como um “ato de terror não dissimulado e cínico contra a população civil”.

+

Política Internacional

Loading...