Pelo menos 6 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia, diz ONU

Dentre o total, 2,4 milhões se mudaram para países distantes do território, enquanto os fronteiriços receberam a maioria dos refugiados

Pelo menos seis milhões de pessoas fugiram da Ucrânia após o início da guerra contra a Rússia, em fevereiro deste ano. Segundo dados da Acnur (Agência de Refugiados das Nações Unidas), mais de 1,6 milhão já retornaram ao país, conforme análise baseada nas movimentações registradas nas fronteiras.

Corredores humanitários foram esperança para ucranianos fugirem da guerra. – Foto: Aris Messinis/AFP/NDCorredores humanitários foram esperança para ucranianos fugirem da guerra. – Foto: Aris Messinis/AFP/ND

No entanto, os números não indicam retornos considerados ‘sustentados’, uma vez que a agência considera cedo para chegar a conclusões de tendências definitivas relacionadas aos retornos.

O porta-voz da Acnur, Matthew Saltmarsh, afirmou que 2,4 milhões de pessoas que deixaram a Ucrânia se mudaram para países distantes do território, enquanto os fronteiriços receberam a maioria dos refugiados. A Polônia, por exemplo, registrou mais de 3,2 milhões de cidadãos que deixaram a Ucrânia.

Na terça-feira (10), o alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, informou que o número de refugiados da crise atingiu o mesmo número de 5,7 milhões da contagem da guerra de 11 anos na Síria, que anteriormente foi a fonte da maior situação de refugiados do mundo.

*Com Associated Press.

+

Política Internacional

Loading...