Trump deixa a Casa Branca horas antes da posse de Joe Biden

Donald Trump se despediu e afirmou que o movimento político criado por ele enquanto mandatário do país está “apenas começando”

Donald Trump deixa a Casa Branca, em direção a Flórida, na manhã desta quarta-feira (20), após quatro anos de um mandato conturbado. A posse do presidente eleito, Joe Biden, ocorre também nesta quarta, a partir das 12h locais (14h em Brasília).

Trump durante discurso no último dia como presidente dos EUA – Foto: ABC News/Divulgação/NDTrump durante discurso no último dia como presidente dos EUA – Foto: ABC News/Divulgação/ND

Em um vídeo publicado no YouTube da Casa Branca na noite dessa terça-feira, Trump se despediu do cargo e afirmou que o movimento político criado por ele enquanto mandatário do país está “apenas começando”.

Na despedida do poder, Trump disse ainda estar “horrorizado” com a invasão ao Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro. O presidente afirmou que o episódio de violência política é “um ataque a tudo que prezamos” e que os atos “nunca poderão ser tolerados”.

O republicano defendeu, sem mencionar o nome de Joe Biden, que torcerá pelo sucesso da nova gestão. Em suas palavras, afirmou que “rezará” por uma boa administração.

Indulto

Horas antes de deixar o cargo, Trump concedeu indulto presidencial ao ex-aliado Steve Bannon e a outras 72 pessoas. O indulto garante o perdão pleno para crimes federais.

“Bannon foi um líder importante no movimento conservador e é conhecido por sua perspicácia política”, diz o comunicado no site da Casa Branca, divulgado na madrugada desta quarta-feira (20).

Ao todo, Trump concedeu o perdão a 73 pessoas e comutou as sentenças de outras 70. Veja a lista completa de beneficiados.

+

Política Internacional

Loading...