VÍDEOS: veja a impressionante luta entre Domo de Ferro de Israel e mísseis do Hamas

Tecnologia israelense, Domo de Ferro é invisível, mas detecta os mísseis lançado pelo Hamas da Faixa de Gaza. Guerra se intensificou nos últimos dias

Imagens impressionantes mostram como funciona o Domo de Ferro de Israel, um escudo invisível que destrói foguetes inimigos em pleno voo. Assim, os mísseis do Hamas em boa parte não conseguem atingir o solo israelense e foi projetado para funcionar em qualquer condição climática.

Domo de Ferro de Israel é invisível, mas elimina 90% dos mísseis do Hamas – Foto: ReproduçãoDomo de Ferro de Israel é invisível, mas elimina 90% dos mísseis do Hamas – Foto: Reprodução

Com eficiência impressionante, mais de 90% dos mísseis são destruídos, como é possível assistir nos vídeos. A primeira parte foi instalada em março de 2011 próxima da cidade de Beersheva, no sul, a 40 km da Faixa de Gaza. Outras partes têm o objetivo de cobrir totalmente o território israelense.

Como funciona

O tiro inimigo é detectado por um dos radares móveis em um raio de 70 km e o tipo de míssil é identificado. Então, sua trajetória é analisada por um computador de gestão de combate e controle de armamentos que calcula o ponto de impacto provável. Se a direção for uma zona habitada, o sistema decide interceptá-lo.

Os alvos são abatidos em pleno voo por um dos três lançadores de mísseis. Cada um é equipado com 20 mísseis de interceptação. O custo de um míssil é estimado em cerca de US$ 50 mil.

Independentemente das tecnologias visíveis, a violência do conflito entre Israel e militantes palestinos vem crescendo nos últimos dias. De acordo com as forças de Defesa de Israel, mais de 2 mil projéteis foram lançados de Gaza contra alvos do país. Mas os israelenses, além do grande poder de defesa, tem mais poder de fogo também.

No mais recente ataque aéreo, Israel teria feito vítimas fatais sete pessoas de duas famílias num campo de refugiados em Gaza. Apenas um bebê de cinco meses teria sobrevivido.

+

Política Internacional