Adriano Silva aposta na construção civil para a retomada da economia de Joinville

Em entrevista ao ND+ nesta terça (26), prefeito falou sobre os planos de retomada e as primeiras ações neste início de mandato

Joinville está preparada para a retomada da economia. A afirmação foi feita pelo prefeito do município, Adriano Silva (Novo), em entrevista ao ND+ na manhã desta terça-feira (26).

Prefeito de Joinville, Adriano Silva, visitou as dependências do Grupo ND, em Florianópolis – Foto: Diogo Maçaneiro/NDPrefeito de Joinville, Adriano Silva, visitou as dependências do Grupo ND, em Florianópolis – Foto: Diogo Maçaneiro/ND

Recebido pelo presidente do Grupo ND, Marcelo Petrelli, em Florianópolis, o prefeito falou sobre os planos de retomada da economia e as primeiras ações implementadas pela prefeitura neste início de mandato.

Para Adriano Silva, ser o primeiro prefeito eleito do país pelo partido Novo e ainda estar à frente da maior cidade de Santa Catarina é uma oportunidade e responsabilidade.

Durante a transição, o prefeito contou com o apoio do secretário-geral do governo de Minas Gerais, Mateus Simões.

“Ele pegou férias e veio para cá me auxiliar na transição que foi feita em um tempo bem curto devido à postergação das eleições. As informações e a técnica que ele tem me ajudou muito. Estamos tendo grande apoio do partido nacional”, disse o chefe do executivo.

Retomada da economia

Facilitar o estabelecimento de empresas por meio da desburocratização de processos é um dos objetivos da prefeitura. De acordo com o prefeito, para isso será montado um mutirão da desburocratização.

“Temos um time multissetorial dentro de cada secretaria identificando os pontos que travam a abertura de empresas e estamos desmontando esses pontos. Seja revogando uma lei, reescrevendo códigos ou normas internas. Acreditamos que em 180 dias, já seja possível dar celeridade ao processo de quem quer empreender em Joinville”, disse Silva.

Outra ação que deve alavancar a economia da maior cidade do Estado envolve o setor da construção civil.

Para o prefeito, a grande quantidade de obras paradas gera preocupação no setor. E essa questão envolve, mais uma vez, a burocracia presente no município.

Em contrapartida, o prefeito destacou o crescimento da indústria: “temos uma indústria pujante, que está exportando muito. O problema grave se encontra mesmo na construção civil”.

Processo seletivo na prefeitura

Com relação ao processo seletivo para os cargos comissionados promovido pela prefeitura municipal, Adriano Silva considerou surpreendente a adesão positiva das pessoas.

Segundo ele, foram mais de 8,5 mil inscrições na primeira etapa, que previa a contratação de secretários, diretores e gerentes. A quarta etapa, que envolve a contratação de coordenadores, já conta com mais de 13,5 mil inscrições.

“Isso é muito bom porque mostra a confiança da população no governo. Mostra que as pessoas estão querendo realmente participar. Estamos surpresos com a qualidade dos currículos que estamos recebendo.”, apontou Silva.

Embelezamento da cidade

Uma das fortes bandeiras da campanha de Adriano Silva diz respeito ao embelezamento da cidade de Joinville. E a prefeitura já colocou em prática suas primeiras ações.

O chefe do Executivo afirmou que 500 locais públicos da cidade foram identificados para passarem pela revitalização.

“Começamos a arrumar a avenida JK, que é uma das principais da cidade e estava destruída por causa da obra no Rio Mathias. Criamos uma lista e em fevereiro vamos liberar para atrair mão de obra voluntária e parcerias de empresas para a adoção de praças e espaços públicos”, explicou.

A prefeitura pretende, ainda, montar um programa para aprimorar a manutenção desses espaços após a conclusão das revitalizações.

Vacinação contra Covid-19

Um dos assuntos que mais ganharam destaque neste primeiro mês de 2021 envolve a vacinação contra a Covid-19. O prefeito garantiu que Joinville está totalmente preparada para dar continuidade à imunização.

Silva afirmou que há agulhas e seringas suficientes no estoque para atender toda a população da cidade.

De acordo com Adriano, assim que Joinville receber novas doses, elas serão distribuídas aos 53 pontos de vacinação espalhados pela cidade. Além disso, a chegada de mais vacinas irá ampliar o número de pessoas imunizadas.

“Iniciamos com o pessoal da saúde que está na linha de frente da Covid-19. Fizemos uma lista de todos os nomes e passamos também ao Ministério Público de Santa Catarina para fazer o acompanhamento e a checagem. Assim que tivermos mais vacinas, vamos ampliar a vacinação”, garantiu.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Política SC

Loading...