Moacir Pereira

moacir.pereira@ndmais.com.br Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


ÁUDIO: Moacir Pereira comenta cenário da 1ª semana de 2022 em SC

Jornalista destaca o veto do governador Carlos Moisés ao projeto que reduz o ICMS incidente sobre bebidas alcoólicas

Moacir Pereira comenta nesta quinta-feira (6) o cenário da primeira semana de 2022 no Estado e a situação de pacientes com sintomas de coronavírus e também da gripe influenza. As prefeituras e hospitais de Florianópolis estão registrando o fim de medicamentos específicos contra resfriados com a chegada e transmissão da variante Ômicron no Estado.

Os médicos não têm dúvidas sobre natureza dos pacientes com sintomas leves, que dispensam hospitalização na maioria dos casos. O avanço avassalador da nova cepa provocou reação dos dirigentes hospitalares e entidades no sentido de prevenção e advertência.

A Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) pediu a colaboração de todos as entidades e funcionários por uma atenção redobrada contra a escalada da Covid-19 e recomendou protocolos rigorosos de proteção com novas medidas preventivas.

O jornalista destaca ainda o veto do governador Carlos Moisés ao projeto aprovado pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) reduzindo o ICMS incidente sobre as bebidas alcoólicas.

O presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Raphael Dabdab, criticou a falta de sensibilidade do governo do Estado, que cortou o diálogo com o setor durante a pandemia. O governo emitiu uma nota dizendo que bebidas alcoólicas devem ter alíquotas maiores e não tratamento especial.

A Abrasel e o presidente da Comissão de Turismo da Alesc, deputado Ivan Naatz, alegam que a Alesc estabeleceu paridade entre as alíquotas cobradas em Santa Catarina e demais Estados alegando que lei federal prevê esta paridade tributária.

Em Santa Catarina, a alíquota é de 7% do ICMS nas bebidas alcoólicas, no Paraná, a cobrança é de 3,2% e média dos demais Estados, segundo a Abrasel é de 3%.

Loading...