ÁUDIO: Moacir Pereira comenta visita da ministra da Agricultura ao Oeste de SC

Jornalista destaca proposta do senador Esperidião Amin (Progressistas) de construção de poços e açudes para conter a estiagem em vários Estados brasileiros

O jornalista Moacir Pereira comenta nesta sexta-feira (14) a visita da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao Oeste de Santa Catarina nesta semana e frustrou as expectativas dos agricultores e das principais lideranças políticas da região e do Estado.

A ministra é engenheira agrônoma e tem se destacado pela presença firme da Agropecuária no país e vem merecendo elogios desde a posse por abrir mercados internacionais em diversos países e continentes. Ela defende as bandeiras do agronegócio, um dos principais pilares da economia nacional.

O jornalista destaca que a Associação Catarinense dos Criadores de Suínos entrou a ela um longo documento visando a defesa do setor, que está enfrentando uma crise no Oeste e no Sul de Santa Catarina, provocada pelos preços mínimos e causada pelo excesso de produção.

Uma das sugestões ao governo federal é a ampliação da compra de carne suína para a utilização nos órgãos públicos federais como presídios escolas de tempo integral.

O senador Esperidião Amin (Progressistas) propôs um amplo programa de construção de poços e açudes para conter a estiagem em vários Estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Eles chegaram a um entendimento.

A elaboração de emendas das bancadas do sul das quatro atingindo um total de R$ 800 milhões para impulsionar imediatamente o plano de estocagem de água.

Tereza Cristina corre contra o tempo, pois vai renunciar ao Ministério da Agricultura em março para concorrer nas eleições de outubro pelo Mato Grosso do Sul. Assim, terá tempo escasso para atender aos produtores de Santa Catarina e aos principais Estados da região Sul.

+

Política SC

Loading...