Blumenau relaxa medidas restritivas e libera shoppings, bares e academias no fim de semana

Flexibilização das medidas de restrição levou em conta a mudança na classificação de risco do Médio Vale do Itajaí de "gravíssimo" para "grave" e os resultados do combate à pandemia no município

A prefeitura de Blumenau anunciou a flexibilização de uma série de medidas nas restrições impostas pelo combate à pandemia de Covid-19. As mudanças foram divulgadas nesta quarta-feira (12) e começam a valer na próxima segunda (17).

Blumenau flexibiliza medidas de restrição diante de resultados considerados positivos no combate à pandemia – Foto: PMB/Divulgação

Segundo a administração municipal, o relaxamento das restrições foi possível devido aos resultados obtidos com as ações para controlar a disseminação do novo coronavírus. Além disso, foi considerada a mudança de patamar da região do Médio Vale do Itajaí na classificação de risco feita pelo governo do Estado, que foi de “gravíssimo” para “grave”, o que indica melhora nos índices de contenção da doença.

As novas medidas suspendem as restrições de horário de funcionamento para comércio, bares, restaurantes, padarias e demais atividades nos finais de semana. Os hotéis também poderão voltar a atender sem restrições. A prefeitura destaca que todas as mudanças seguem o protocolo sanitário da Secretaria de Estado de Saúde (SES-SC).

Restaurantes, academias e shoppings liberados

Bares e restaurantes poderão funcionar até as 23h, inclusive aos finais de semana. Padarias e confeitarias também voltam ao horário normal de funcionamento, inclusive para consumo no local. Outro segmento que poderá retornar ao atendimento normal é o das academias, inclusive aos sábados e domingos.

Os shopping centers poderão funcionar das 11h às 21h e o comércio de rua das 9h às 18h, também incluindo od finais de semana. Cultos e missas de todas as religiões e credos estão liberados nesta quinta-feira (13) e, a partir da segunda-feira (17), também podem retomar os horários habituais.

Como as medidas passam a valer no dia 17 de agosto, a prefeitura ressalta que, seguindo as regras vigentes e conforme já foi anunciado anteriormente, o comércio e os restaurantes devem permanecer fechados neste sábado (15) e domingo (16).

Resultados positivos

Para editar as novas medidas, a prefeitura considerou a evolução da pandemia no município. Além da evolução de casos diários, que segundo a administração apresentou queda de 56% desde as primeiras restrições –  divulgadas em 20 de julho e reforçadas no dia 27 do mesmo mês. De acordo com os dados da prefeitura, há uma redução na média diária de casos positivos, de 251 (na semana de 27 de julho) para 126 (na semana de 5 de agosto).

Segundo a prefeitura, também queda no percentual de casos positivos comparado aos testes realizados. Entre a 30ª e 31ª semanas de pandemia, o valor era de 40% e passou para 29% na semana seguinte.  Outro dado considerado positivo é com relação às consultas e exames coletados, que reduziu em 21% na demanda entre a 30ª e a 33ª semana de pandemia.

Além disso, houve redução na taxa de ocupação das UTIs. Considerando a habilitação dos leitos de guerra, a consolidação do total de leitos de UTI passou de 63 para 94 unidades. O resultado foi uma redução da taxa de ocupação, que estava entre 90 e 100% na última semana e baixou para para 62% nesta quarta-feira (12).

+

Política SC