Chapéu e bolo de aniversário são usados em protesto em Urussanga
Vereador protestou na Praça da cidade com chapéu e bolo de aniversário
O vereador Luan Varnier, do MDB de Urussanga, foi à Praça da cidade nesta sexta-feira, com bolo e chapéu de aniversário, para protestar. Ocorre que nesta data, completou-se um ano do afastamento do prefeito Luis Gustavo Cancellier do mandato e Varnier foi o relator da Comissão Processante na Câmara, cujo relatório recomendou a cassação.

No vídeo, o vereador lembra que apesar de estar afastado, o prefeito continua recebendo o vencimento como chefe do Executivo o que nas contas dele em um ano somou quase R$ 200 mil.

Nesta semana, o TRF4, em Porto Alegre, manteve o prefeito afastado além de aceitar denúncia do Ministério Público Federal contra ele. Cancellier é acusado na denúncia de desvio de recursos, sonegação ou inutilização de documentos, falsidade ideológica, peculato e organização criminosa. A investigação é referente a Operação Benedetta, que foi deflagrada no dia 20 de maio de 2021.
Com o afastamento do prefeito, assumiu o vice, Jair Nandi, que é do PSD.
A defesa de Luis Gustavo Cancellier promete recorrer à justiça novamente, para tentar que as cautelares que o mantém afastado do mandato possam ser suspensas. O argumento é que cautelares não podem servir como antecipação de pena já que seriam medidas pontuais e provisórias.