João Paulo Messer

Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


Cinco desembargadores e um deputado votam pelo afastamento do governador

Por 6 a 4 Carlos Moisés está afastado do governo de Santa Catarina. A vice Daniela Reinhner assume o governo

Em mais um destes julgamentos cheios de emoção no ambiente da política, em que Legislativo e Judiciário patrocinam cena tensa e sem consenso, o governador Carlos Moisés, de Santa Catarina, está afastado por até 180 dias, tempo previsto máximo para que o tribunal especial destes poderes analise o tamanho da culpa da autoridade no caso da compra de 200 respiradores por R$ 33 milhões. O julgamento ocorreu nesta sexta-feira (26), de forma mista (presencial/virtual). O julgamento avaliava a responsabilidade do governador.

Carlos Moises afastado por até 180 dias. Foto: Arquivo NDMais.Carlos Moises afastado por até 180 dias. Foto: Arquivo NDMais.

Os cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado votaram pela continuidade das investigações. Quatro dos cinco deputados estaduais votaram dizendo que não há porque culpar o governador. O deputado Laércio Schuster (PSB) destoou dos colegas e votou pelo afastamento do governador.

Placar 6 a 4 pelo afastamento de Carlos Moisés.

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler promulgou o resultado pelo afastamento do governador Carlos Moises e pela continuidade das investigações quando já era 23h28min: “está submetido ao processo de investigação o excelentíssimo senhor governador Carlos Moisés. Com isso Carlos Moises fica afastado a partir de terça-feira (30), com redução de um terço dos seus vencimentos. Assume o cargo de governo do Estado a vice-governador Daniela Reinhner”, disse o desembargador Ricardo Röesler, ao encerrar a sessão às 23h32min deste dia 26 de março de 2021.

Assim, Moises fica afastado a partir de terça-feira por até 180 dias. A vice-governadora Daniela Reinher é quem assume o governo.

Votaram pelo afastamento do governador:

– Desembargadora Rosane Wolf;

– Desembargadora Sônia Schmidt

– Desembargador Roberto Lucas Pacheco

– Desembargador Luiz Zanelatto

– Desembargador Luiz Fornerolli

– Deputado Laércio Schuster

Votaram pelo arquivamento do processo

– Deputado Marcos Vieira

– Deputado Valdir Cobalchini

– Deputado JOsé Milton Schoefer

– Deputado Fabiano da Luz

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.