Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


CPI dos Respiradores cancela depoimento de vereador de Florianópolis

Ed Pereira, vereador em Florianópolis – Foto: Divulgação/NDEd Pereira, vereador em Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Respiradores cancelou o depoimento do vereador Ed Pereira (PSDB), previsto para esta terça-feira (28), às 17h.

Ele apresentou resultado do teste positivo para a Covid-19 e, por recomendação médica, terá que ficar em repouso. De acordo com a CPI, isso inviabiliza até mesmo sua participação de forma virtual.

O requerimento de convocação, apresentado pelo presidente da comissão, deputado Sargento Lima (PSL), foi motivado por um áudio gravado antes de uma sessão da Câmara da Capital em que Ed afirma conhecer empresários de São Paulo que teriam investido “pesado no secretário Douglas Borba”, ex-secretário estadual da Casa Civil, para ajudar na campanha de Carlos Moisés  (PSL) em 2018.

Os integrantes da CPI querem saber se essa doação ao então candidato tem relação com a negociação que resultou na compra dos respiradores por R$ 33 milhões. Devido ao impedimento de saúde, a comissão analisará a possibilidade de descarte do depoimento.

O relator da CPI, deputado Ivan Naatz (PL), mantém a expectativa de apresentar o relatório final da CPI na segunda semana do mês de agosto. Ele disse que também aguarda para as próximas horas a resposta de requerimentos que foram aprovados e encaminhados pela CPI ao gabinete do ministro Benedito Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e ao procurador-geral de Justiça de SC, Fernando Comin.

A comissão espera ter acesso às informações do inquérito que apura as denúncias de irregularidades na compra dos respiradores, mas que estão sob segredo de justiça no STJ.

+

Fabio Gadotti