Depois de impeachment, Moisés volta à Alesc para abertura de ano legislativo

Governador enalteceu os feitos do Estado em um ano marcado por desafios, e prezou por diálogo e conciliação em seu discurso realizado na tarde desta terça (2)

Depois das tensões envolvendo os processos de impeachment em 2020, o governador Carlos Moisés (PSL) retornou à Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) na tarde desta terça-feira (2), para a abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2021.

Moisés realizou a tradicional leitura anual da mensagem do governador, prevista na constituição do Estado. A sessão especial ocorre no Plenário Deputado Osni Régis.

Em seu discurso, o governador enalteceu os feitos do Estado em um ano marcado por desafios, e prezou por diálogo e conciliação.

Carlos Moisés fala na AlescCarlos Moisés fará a tradicional leitura anual da mensagem do governador na Alesc – Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL/Divulgação/ND

Carlos Moisés fez um balanço do ano de 2020. Com destaque, claro, para a pandemia do novo coronavírus. Além disso, o governador citou as dificuldades causadas pela estiagem no Oeste, o ciclone-bomba que atingiu Santa Catarina no inverno e outros eventos climáticos que ocorreram ao longo do ano.

“Parece até estranho tratar como um ano de oportunidades, que de fato foi. Talvez, em desafios, nunca tenhamos enfrentado tão graves quanto os colocados em nosso caminho ao longo do último ano”, disse, na abertura do discurso.

O governador fez questão de ressaltar avanços, como o novo modelo na saúde pública e as novas oportunidades de aprendizagem que foram disponibilizados no Estado.

Moisés destacou, ainda, o agronegócio. “Responsável por 31% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual, o setor não parou um minuto sequer, apesar da crise na saúde”.

Após citar também as obras realizadas em seu governo, Carlos Moisés celebrou a economia do Estado. Segundo ele, as contas fecharam no azul, e Santa Catarina é um dos estados “mais competitivos do país”.

Além disso, o governador salientou que o índice de criminalidade continuou em queda, e que Santa Catarina foi o Estado que mais gerou empregos no ano.

“Nos próximos dois anos mais de R$ 10 bilhões serão investidos na economia do Estado”, prometeu.

Por fim, Carlos Moisés focou no discurso de reconciliação. “O que iremos priorizar, isso iremos definir juntos. Com diálogo, conciliação e trabalho integrado.”

Após a leitura da mensagem, com as divulgações das ações do poder executivo, as atividades legislativas foram retomadas. Esta é a primeira vez que Moisés comparece ao Plenário da Alesc após ser inocentado no processo de impeachment.

Nesta quarta-feira (3) será realizada a primeira sessão ordinária de 2021, a partir das 14h, e nos próximos dias começam a ser reinstaladas as comissões permanentes da casa.

Todas as atividades têm transmissão ao vivo pela TVAL.

Confira a sessão desta terça ao vivo:

Alesc tem novo presidente

Ao receber 38 votos dos 40 deputados, Mauro de Nadal, do MDB, foi eleito na tarde desta segunda-feira (1) novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e cumprirá mandato de um ano.

Em 2022, deverá ser eleito, por acordo político, o deputado Moacir Sopelsa, também do MDB.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Política SC