Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Deputado Ricardo Alba: “O Planalto Norte foi abandonado pelos governos”

Municípios continuam isolados de SC, constata parlamentar

Região estratégica que sofreu duramente durante a Guerra do Contestado, o Planalto Norte continua desintegrado de Santa Catarina. O deputado Ricardo Alba esteve na região, constatou o abandono histórico e disparou contra o governo estadual.

O que motivou suas críticas ao governo sobre o Planalto Norte?
O Planalto Norte é uma região historicamente abandonada pelo Governo do Estado. As lideranças locais não tem nem ideia da última vez que um governador pisou lá, que um secretário de Estado esteve lá para conhecer os problemas e anunciar soluções para as demandas da sociedade. Estive lá, rodei vários municípios e vi que é preciso muito mais atenção dos governantes à região.

Quais as principais queixas da população?
Em Porto União, por exemplo, a comunidade carece urgentemente de uma subestação da Celesc. A empresa abastece somente a área rural e a área industrial, porque o centro e os bairros daquele município do Norte catarinense são abastecidos pela Copel, empresa de energia do Paraná. Ainda assim, o fornecimento de energia da Celesc é falho. Para a região se desenvolver, precisa de energia de qualidade também para a indústria. Por toda a região vemos problemas de infraestrutura como, por exemplo, nas rodovias estaduais que precisam de recuperação.

O que é preciso fazer para integrar o Planalto Norte SC?
É preciso que o Governo se faça presente na região. São catarinenses que trabalham, empreendem e ajudam a construir a grandeza deste estado. É preciso ouvir as lideranças locais, verificar as demandas e possíveis soluções e fazer acontecer.

Deputado Ricardo Alba: "O Planalto Norte foi abandonado pelos governos"Deputado criticou ausência dos governos – Foto: Arquivo

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.