Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Eleições 2020: a nova Câmara de Vereadores de Florianópolis

Legislativo tem 12 reeleitos e aumento expressivo da bancada feminina; saiba quem foi o campeão de votos ontem (15)

Marcos José de Abreu, o Marquito, mais votado para a Câmara de Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

A Câmara de Florianópolis, que desde o final de setembro concentra as três sessões semanais sempre às segundas-feiras por conta das eleições municipais, volta ao calendário normal a partir desta segunda-feira (16). São cinco projetos na pauta, mas o cardápio principal é o resultado das urnas.

Dos atuais 23 vereadores, 12 se reelegeram. Campeão de votos, o engenheiro agrônomo Marcos José de Abreu, o Marquito, se consolida como uma das principais lideranças da esquerda, ao lado de Afrânio Boppré (Psol), e se credencia à campanha majoritária em 2024.

O expressivo aumento da bancada feminina – cinco cadeiras, inclusive uma candidatura coletiva – também marca a nova cara do Legislativo da Capital. Entre as mulheres, Maryanne Mattos (PL), ex-comandante da Guarda Municipal; e Carla Ayres (PT), suplente que teve atuação consistente no rodízio partidário.

Ficaram fora da Câmara vereadores como Miltinho Barcelos (DEM), que liderou a frente parlamentar em defesa do desenvolvimento econômico; Maria da Graça Pereira (DEM), dedicada à causa dos animais; e o advogado Fábio Braga (PSD), atual presidente da Câmara. Entre os estreantes no Legislativo, João Cobalchini (DEM), filho do deputado Valdir Cobalchini (MDB).