Adriano Silva e Darci de Matos falam sobre propostas na OAB de Joinville

Candidatos participaram de debate na noite desta quarta-feira (18)

A troca de farpas iniciada ainda na noite do primeiro turno continua entre Darci de Matos (PSD) e Adriano Silva (NOVO). Os dois candidatos que disputam o segundo turno à Prefeitura de Joinville, no Norte de Santa Catarina, se encontraram na noite desta quarta-feira (18), em debate organizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Darci de Matos e Adriano Silva participaram de debate na noite desta quarta-feira (18)  – Foto: Divulgação/NDDarci de Matos e Adriano Silva participaram de debate na noite desta quarta-feira (18)  – Foto: Divulgação/ND

Dividido em cinco blocos, o debate deu a oportunidade para os candidatos aprofundarem as propostas, especialmente nos temas definidos pela OAB: educação, saúde, saneamento básico, urbanismo, administração e governança, políticas sociais, segurança pública e turismo.

Embora tenham apresentado propostas, os dois candidatos continuaram com a tática de apontar a inexperiência de um lado e o projeto de uma nova política de outro. “Estamos aqui para fazer a mudança que Joinville tanto almeja e precisa, sem utilização de privilégios políticos, fundos, começando e terminando um mandato”, falou Adriano. Em contrapartida, o candidato do PSD reforçou a diferença entre o setor público e privado. “Nós já tivemos e estamos encerrando uma experiência desastrosa de um empresário como prefeito. A empresa é diferente da prefeitura”, disse Darci.

Após as perguntas feitas pela OAB, os candidatos se questionaram dentro dos temas propostos para o debate e tentaram mostrar as propostas que tiveram como foco o desenvolvimento econômico, político e social da cidade. Ambos insistem que é fundamental “destravar a cidade”.

Entre ataques à inexperiência de Adriano e a suposta “velha política de favores” de Darci, o debate não teve animosidades ou fortes emoções. 

Nas considerações finais e pedidos de apoio ao eleitor joinvilense, novamente o que deve ser a tônica da campanha dos dois: experiência x novidade.

“Conheço as três esferas do poder, estou preparado para administrar Joinville. Uma empresa é diferente do poder público, estamos recebendo Joinville devastada. Quero ser a esperança, Joinville tem pressa e precisamos transformar a cidade”, finalizou Darci de Matos.

“Queremos a mudança no formato de fazer política. Ele fala sempre de forma pejorativa dos empresários e se a nossa cidade é o que é hoje, é graças a todos os empresários. Vamos fazer uma boa política e criar um sistema político diferente”, disse Adriano Silva.

A NDTV realiza o debate entre os candidatos no próximo sábado (21), entre 20h40 e 22h30.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Eleições 2020