Como justificar a ausência nas eleições 2020

Veja o que fazer caso você não esteja em seu domicílio eleitoral no dia da votação em primeiro turno

O primeiro turno das eleições municipais deste ano ocorre no próximo domingo (15) e, em Joinville, mais de 403 mil eleitores estão aptos a votar.

Porém, se você estiver fora de Joinville no dia da votação ou estiver cadastrado para votar em outro município e não puder ir até ele, é possível justificar a sua ausência no mesmo dia, das 7 às 17 horas.

Para isso, é só baixar o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral Brasileira. Ele está disponível para tablets e smartphones, em sistemas iOS e Android, e pode ser baixado nas lojas de aplicativos gratuitamente.

O app funciona a partir de uma ferramenta de georreferenciamento, que reconhece onde o usuário está no momento da justificativa. 

Ausência pode ser justificada pelo app e-Título – Foto: TRE-GO/Divulgação/NDAusência pode ser justificada pelo app e-Título – Foto: TRE-GO/Divulgação/ND

Nos 60 dias depois da data da votação, o eleitor que não pôde votar por motivo de doença, viagem ou outra situação relevante pode justificar a ausência também pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, do Tribunal Superior Eleitoral. Para encaminhar a justificativa após as eleições, no entanto, será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência.

Para quem estiver fora do Brasil no dia da eleição, a justificativa deve ser feita até 30 dias a partir do retorno ao país.

Quem não votar e nem justificar a ausência pode regularizar a situação eleitoral com o pagamento de multa de R$ 3,51 para cada turno, emitindo a guia de recolhimento pela internet.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Eleições 2020