Convenções no fim de semana definem mais candidatos à prefeitura de Blumenau

Se todos os nomes se confirmarem, a cidade pode ter até 12 candidaturas

O fim de semana será marcado pelas definições de mais candidatos pela disputa à prefeitura de Blumenau. Só no sábado (12), quatro partidos definirão os concorrentes em convenções. No domingo (13), mais três reuniões estão marcadas para definições. Se todos os nomes se confirmarem, Blumenau pode ter até 12 candidatos a prefeito na eleição deste ano – o que seria o maior número da história de postulantes ao cargo.

Blumenau deve receber cerca de 800 urnas eletrônicas para as eleições de 2020 – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

Sábado (12) – Quatro convenções

O PL deve confirmar o nome do deputado estadual Ivan Naatz para a prefeitura. O vice também deve vir do partido e um dos nomes mais cotados é o de Alexandro Fernandes.

O nome do médico e ex-reitor da Furb João Natel também deve ser confirmado pelo PDT. A vaga de vice ainda está em aberto.

Já o Podemos vai oficializar o nome do prefeito Mário Hildebrandt para concorrer à reeleição. Depois de muita negociação, a posição de vice ficou com a ex-secretária de Saúde Maria Regina de Souza Soar, do PSDB. O partido também tem o apoio do MDB, do Solidariedade e do Republicanos.

O PCdoB também confirma neste sábado a candidatura do médico Mário Kato.

Domingo (13) – Três convenções

O PT deve confirmar o nome da ex-deputada estadual Ana Paula Lima na disputa pela prefeitura em convenção na noite de domingo, marcada para às 19h. O partido negocia para ter o apoio do PSOL, que tem como pré-candidata a professora Geórgia Martins Faust.  A convenção do PSOL também está marcada para a tarde de domingo, entre 16h e 20h. Se o apoio não se confirmar, o PT deve apostar em uma chapa pura, com o ex-vereador Vanderlei de Oliveira como vice.

São essas convenções que devem determinar o número de candidatos em Blumenau. Se PT e PSOL não entrarem em acordo e optarem por lançar chapas separadas, a cidade pode ter 12 candidatos.

O MDB também tem convenção marcada para este domingo, mas de acordo com o presidente Daniel Hostin vai confirmar o apoio ao Podemos e ao prefeito Mário Hildebrandt.

Segunda-feira (14)

O diretório municipal do PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão, tem convenção marcada para segunda (14), onde deve confirmar o nome do advogado Jairo Santos para o pleito de 2020.

O prazo para as convenções termina na próxima quarta-feira, 16 de setembro.

+

Eleições 2020