Candidato a prefeito pela segunda vez, Darci de Matos fala de seus projetos para Joinville

Deputado estadual do PSD foi o convidado do Jornal do Meio-dia nesta quinta-feira (1)

Fabrício Porto/ND

Darci de Matos quer priorizar ações voltadas a saúde e asfaltamento

O candidato a prefeito de Joinville pelo PSD (Partido Social Democrático), Darci de Matos, foi o entrevistado do Jornal do Meio-dia desta quinta (1). O deputado estadual está se candidatando para prefeito pela segunda vez. Ele apresentou suas propostas e falou a respeito do plano de governo para os telespectadores da RICTV Record de Joinville.

Darci é natural de Cascavel, no Paraná, e há 38 anos vive em Joinville. Na cidade ele foi eleito vereador, por duas vezes, e está em sua terceira legislatura como deputado estadual. Em 2008, Darci concorreu pela primeira vez ao Executivo, foi para o segundo turno, mas ficou em segundo lugar ao atingir 104.135 (37%). Darci é técnico em agricultura, graduado em economia e pós-graduado em administração.

Nos sete minutos de entrevista, comandada pela jornalista e apresentadora Sabrina Aguiar, Darci destacou que em seu governo a saúde e ampliar o asfaltamento de Joinville são as prioridades. No plano de governo do candidato, há a previsão de construções de elevados e duplicações de vias importantes.

Bastidores
O candidato do PSD chegou aos estúdios da RICTV Record de Joinville por volta das 11h45, acompanhado de seis assessores. A comitiva dava apoio e orientava o candidato antes do início da entrevista. Darci estava sério e um certo nervosismo pairava no ar. Ele cumprimentou funcionários e foi logo para o estúdio. Na entrevista, o candidato permaneceu concentrado e foi enfático ao defender suas propostas.

Um Darci mais experiente
“Estou mais experiente. Estudei muito, aprendi e me aperfeiçoei. A cidade, de lá para cá, cresceu muito também, cresceram os problemas. Eu tenho certeza que precisamos fazer uma gestão conversando com as pessoas, interagindo com as pessoas, principalmente nos bairros. Queremos uma gestão mais aberta, com mais dialogo. Para isso, estamos preparando uma equipe que elabore bons projetos e busque recursos junto aos governos federal e estadual para a realização das obras em nossa cidade.”

Infraestrutura
“Joinville não tem uma entrada bonita, glamorosa. A rua Ottokar Doerffel pode ser esta entrada, assumimos este compromisso. Esta é uma obra que custa R$20 milhões. Não temos dinheiro no caixa para executá-la, mas vamos buscar em Florianópolis e em Brasília. Os elevados, vou tentar fazer, sim.  Eu não vou assumir que vou fazer as grandes obras, porque depois a gente não faz e aí fica chato né. Então os elevados e demais obras, como as duplicações da rua Dona Francisca e rua Almirante Jaceguai, vamos fazer primeiramente o projeto e depois buscar os recursos fora.”

Saúde e asfalto
“A saúde e o asfalto são nossas prioridades. Agora eu entendo que o prefeito tem que tentar fazer as pequenas coisas, pequenas obras, como tapar buraco da rua, não deixar faltar o medicamento no posto de saúde, revitalizar as praças e campos de esportivos para as crianças. Quem não conquista o menor, não pode ter o maior. As pessoas, as vezes, não querem as grandes obras que sabem que não vão acontecer. Elas querem o básico, o dia a dia, principalmente nos bairros.”

Falta de remédios nos postos
“O remédio não pode faltar no posto de saúde. Eu visitei um posto da cidade e encontrei uma senhora, de 75 anos que foi buscar o remédio e não tinha. Como é que ela vai comprar o medicamento com o salário que recebe? Então a gestão tem que ser feita com qualidade, com competência, tem que ser priorizada a atenção básica para sobrar recursos. Porque o prefeito está gastando muito na urgência e emergência, que é muito caro. Com isso, a gente consegue fazer sobrar dinheiro, para comprar os medicamentos que estão faltando nos postos de saúde. Porque a doença não espera, ela mata, e as pessoas estão morrendo nas filas do SUS.”

Saúde como prevenção
“Joinville está gastando 41% do orçamento na área da saúde. Entre os seis municípios do Estado acima de cem mil habitantes, Joinville é o município que mais gasta. Mas gasta mal. Gasta mal porque não aplica os recursos na atenção básica. Tem que fazer a prevenção.”

Educação
“A educaçãode Joinville é boa, mas os professores e servidores precisam ser valorizados. É preciso que o prefeito tenha diálogo com os servidores e sindicatos. Agora nós temos que buscar, a médio e longo prazo, a educação em tempo integral. Esse é o nosso grande sonho. E com relação a falta de vagas nas creches, vamos construir mais CEIs, mas vamos também ampliar as parcerias, comprando vagas nas unidades comunitárias e particulares.”

Interação com os governos estadual e federal
“Nenhum município faz uma boa gestão se não tiver o apoio do governo do Estado. Se não tiver apoio de lideranças políticas em Brasília. Eu sou amigo do governador, sou o candidato do governador, nós vamos montar uma equipe competente, preparada. Vamos buscar fazer projetos e ir atrás de recursos. Para as grandes obras tem que buscar estes recursos fora, e isso se faz com competência e atitude.”

Transporte coletivo
“O transporte coletivo tem que ser rápido, ter preço acessível e o ônibus tem que ter conforto. A licitação do transporte coletivo está judicializada, mas eu vou tentar fazê-la sim. Porque ela é boa para a empresa, mas principalmente para o usuário, para o trabalhador.”

Diálogo e transparência
“Eu tenho sido muito bem recebido nos bairros. Tenho a convicção de que um governo se faz saindo do gabinete, conversando com as pessoas, sentido o problema das pessoas em toda a cidade. Um bom governo se faz com dialogo com transparência, competência e atitude, fazendo bons projetos, boa gestão do dinheiro público e, principalmente, valorizando as pessoas, nos bairros.”

 Fale com o candidato

Darci de Matos nas redes sociais

Facebook.com/darcidematos

Instagram: @DarcideMatos

Twitter: @DarcideMatos55

Youtube.com/user/videosdarci

Site: darcidematos55.com.br

Programe-se

Agenda de entrevistas do Jornal do Meio-Dia da RICTV Record

29/8 (segunda-feira) – Udo Dohler (PMDB) – Veja como foi

30/8 (terça-feira) – Professor Marcos (PEN) – Veja como foi

31/8 (quarta-feira) – Carlito Merss (PT) – Veja como foi

1/9 (quinta-feira) – Darci de Matos (PSD) – Veja como foi

2/9 (sexta-feira) – Rodrigo Bornholdt (PDT)

3/9 (sábado) – Doutor Xuxo (PP)

5/9 (segunda-feira) – Marco Tebaldi (PSDB)

6/9 (terça-feira) – Ivan Rocha (PSOL)

* Na edição do dia seguinte do Jornal Notícias do Dia você confere como foi cada entrevista, s bastidores e mais detalhes sobre o candidato e suas propostas.

+

Eleições 2020

Darci de Matos destaca seus projetos para Joinville

Candidato a prefeito do PSD detalhou metas na área da saúde e obras que pretende para a cidade

Fabrício Porto/ND

Entrevista de Darci de Matos foi conduzida pela jornalista e apresentadora Sabrina Aguiar, da RICTV Record

O candidato a prefeito de Joinville pelo PSD (Partido Social Democrático), Darci de Matos, foi o entrevistado do Jornal do Meio-dia desta quinta (1). O deputado estadual concorre a prefeito pela segunda vez. Ele apresentou suas propostas e falou a respeito do plano de governo para os telespectadores da RICTV Record de Joinville.

Por sete minutos, o economista de 54 anos destacou que, caso eleito, saúde e ampliar o asfaltamento de Joinville são as prioridades. “Temos de cuidar das coisas básicas da cidade, montar uma equipe eficiente para elaborar bons projetos para grandes obras necessárias e dialogar com o governo do estado e federal para viabilizar os recursos para executar estas obras”, detalhou Darci.

No plano de governo do candidato, há a previsão de construções de elevados e duplicações de vias importantes. A repercussão e os melhores momentos da entrevista você confere no Jornal Notícias do Dia desta sexta (2). Na sexta-feira, o entrevistado do Jornal do Meio-dia é o candidato do PDT, Rodrigo Bornholdt.

Acompanhe o calendário de entrevistas

29/8 (segunda-feira) – Udo Dohler (PMDB) – Veja como foi

30/8 (terça-feira) – Professor Marcos (PEN) – Veja como foi

31/8 (quarta-feira) – Carlito Merss (PT) – Veja como foi

1/9 (quinta-feira) – Darci de Matos (PSD)

2/9 (sexta-feira) – Rodrigo Bornholdt (PDT)

3/9 (sábado) – Doutor Xuxo (PP)

5/9 (segunda-feira) – Marco Tebaldi (PSDB)

6/9 (terça-feira) – Ivan Rocha (PSOL)

+

Eleições 2020