Moacir Pereira

Noticias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Dúvidas sobre candidaturas em Florianópolis

Decisão da deputada federal Angela Amin aguardada para esta semana

Na lista dos principais colégios eleitorais de Santa Catarina, a principal dúvida sobre candidaturas está em Florianópolis.  O prefeito Gean Loureiro(DEM) consolidou seu projeto de reeleição, mas o cenário até agora está impreciso em relação aos maiores adversários. A duvida está na definição da deputada federal e ex-prefeita Angela Amin(PP).

De acordo com correligionários e amigos, está entre a cruz e a espada. Sofre pressões fortes para não participar do pleito.  Acaba de ser enriquecida com a chegada da terceira neta e as filhas são contra.  De outro lado,  se o senador Esperidião Amin tiver incluído em seu futuro politico a eleição ao governo estadual em 2022,  Angela Amin pode sair candidata.

Nos últimos dez dias, a parlamentar não tem atendido chamadas telefônicas, o que tem aumentado o mistério.  Pode anunciar hoje.

Politicamente, trata-se de decisão difícil.  O prefeito Gean Loureiro está estruturado em uma forte coligação, que inclui simpatias até no PP dos Amin.  O favoritismo é incontestável, como provam as prévias. Se Angela for candidata e Loureiro vencer,  ficará mais oxigenado para o governo em 2022.  Terá, então, derrotado Angela Amin duas vezes.  Jogo que, a rigor, não favoreceria o senador para o próximo embate estadual.

Incerteza maior ocorre com as especulações de possível acordo entre o PP dos Amin e o MDB de Dário Berger. Se acontecer será o principal fato politico. Acontecendo, torna-se também interrogação maior sobre a reação do eleitorado.

Os precedentes históricos da Arena, fusão da UDN com o PSD, e da AST, aliança do PDS de Amin com o PDT de Jaison Barreto, não tiveram resultados favoráveis.