Grupo ND divulgará pesquisa de boca de urna em quatro cidades

Registrada e realizada pelo Instituto Mapa, pesquisa será uma prévia do resultado nas prefeituras de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí

Os mais ansiosos e apaixonados por política encontrarão informações valiosas sobre a disputa nas prefeituras de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí no intervalo entre o fechamento das urnas e a divulgação do resultado oficial.

Isso por que o Instituto Mapa fará pesquisas de boca de urna nessas cidades, com consulta aos eleitores à distância. Os números serão divulgados, com exclusividade, pelo Grupo ND.

Em parceria com o Instituto Mapa, Grupo ND divulgará boca de urna na Capital, Joinville, Blumenau e Itajaí. – Foto: Anderson Coelho/NDEm parceria com o Instituto Mapa, Grupo ND divulgará boca de urna na Capital, Joinville, Blumenau e Itajaí. – Foto: Anderson Coelho/ND

Catarinense e com 27 anos de atuação, o Instituto Mapa fará um trabalho que não se viu nas últimas quatro eleições e permitirá que os curiosos tenham uma prévia da apuração dos votos.

Segundo o presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, será usada uma tecnologia confiável e com representatividade junto ao eleitorado.

“É um sistema automatizado, mas que faz a distribuição por bairros, distritos, gênero, faixa-etária, escolaridade, ou seja, contempla tudo que é metodologia normal de pesquisa por amostragem de opinião pública”, explica o presidente.

O método, segundo Nazareno, foi usado em diversas cidades brasileiras e também nos EUA. No entendimento dele, será uma pesquisa igual às outras, porém, com um método mais atual e que evita o contato pessoal, fundamental no contexto da pandemia.

Metodologia

José Nazareno Vieira é o fundador e presidente do Instituto Mapa, que contratou a pesquisa de boca de urna para as quatro cidades de SC &#8211; Foto: Divulgação/ND<span style="font-family: Merriweather, sans-serif; font-size: 20px;">.</span>José Nazareno Vieira é o fundador e presidente do Instituto Mapa, que contratou a pesquisa de boca de urna para as quatro cidades de SC – Foto: Divulgação/ND.

As pesquisas de boca de urna que o Grupo ND divulgará serão aplicadas pelo Instituto Mapa em 15 de novembro, dia da eleição.

Ao menos 504 pessoas devem ser entrevistadas por meio da plataforma automatizada até as 17h – fechamento das urnas. Neste horário, o Grupo ND receberá o resultado para posterior divulgação.

“A pesquisa é por telefone, por meio de um sistema automatizado, onde a pessoa digita a escolha. É citada a nominata e a pessoa escolhe um candidato, ou se vota em branco, nulo e vamos apresentar o resultado em votos válidos, como no TRE-SC”, ressalta Nazareno.

Aplicando este método, o índice de confiabilidade das pesquisas será de 95% e a margem de erro de 4,5%.

Ou seja, os candidatos às prefeituras de Florianópolis, Blumenau, Joinville e Itajaí também poderão saber, um pouco mais cedo, qual será o seu desempenho nas urnas no domingo.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Eleições 2020