Homem, branco, casado: o perfil dos prefeitos eleitos no Norte e Nordeste de SC

Entre as 26 cidades das duas regiões do Estado, homens brancos vão comandar a prefeitura em 25

Embora metade dos municípios das regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina tenha elegido novos prefeitos, o perfil dos eleitos continua muito semelhante ao dos vencedores de 2016: a maioria é composta por homens, brancos e casados.

Entre as 26 cidades das duas regiões, 25 serão administradas por homens a partir de 2021. O único lugar que elegeu uma mulher foi Campo Alegre, no Planalto Norte do Estado, onde os eleitores deram a vitória à Alice Grosskopf (MDB) por apenas cinco votos de diferença do segundo colocado. Apesar de o número ser pouco expressivo, ele já é melhor do que em 2016, quando nenhuma mulher foi eleita prefeita.

Alice Grosskopf é a primeira prefeita de Campo Alegre e única mulher a comandar uma prefeitura no Norte e Nordeste de SC – Foto: Divulgação/NDAlice Grosskopf é a primeira prefeita de Campo Alegre e única mulher a comandar uma prefeitura no Norte e Nordeste de SC – Foto: Divulgação/ND

Em relação à etnia, 25 dos eleitos são brancos. O único que se autodeclarou amarelo foi o prefeito reeleito de Três Barras, Luiz Shimoguiri. Em 2016, ele havia se autodeclarado branco, o que mudou nessas eleições e fez com que outra etnia tivesse, pelo menos, um representante na região.

Entre os 26 prefeitos, 20 são casados, cinco são separados e um é solteiro, número bastante parecido com o das últimas eleições, quando casados tinham um representante a menos e solteiros um a mais.

Sobre a escolaridade, a maioria dos prefeitos eleitos em 2020 tem o ensino superior completo (16), mesmo número de 2006. Outros 7 têm o ensino médio completo e também há um prefeito com superior incompleto, outro com ensino fundamental completo e outro que lê e escreve.

No que diz respeito à idade, a maioria tem entre 40 e 60 anos. O prefeito mais velho é Godofredo Gomes Moreira Filho (MDB), de São Francisco do Sul, com 71 anos. Já o mais novo é Caio Cesar Treml, de Rio Negrinho, que tem 34 anos.

Entre as profissões mais comuns dos prefeitos, estão o próprio cargo no Executivo, já que 13 deles foram reeleitos, empresários, médicos e agricultores.

Já em relação aos partidos, o MDB levou a melhor, com oito eleitos. PSDB é o segundo, com cinco, seguido por PSD, PP e PL com três cada, e Patriota, Novo, Podemos e PSL com um prefeito cada.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.