Segundo turno: confira a pesquisa para a prefeitura de Joinville

Pesquisa do Grupo ND aponta Adriano Silva com vantagem sobre Darci de Matos na disputa do segundo turno das eleições a prefeito de Joinville

A dois dias da votação, o Grupo ND apresenta nesta sexta-feira (27) os números da pesquisa para o segundo turno da eleição para prefeito de Joinville. Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Mapa, o candidato Adriano Silva (NOVO) aparece na frente com 51% das intenções estimuladas de voto. Darci de Matos (PSD) tem 34% das intenções.

Pesquisa aponta Adriano Silva à frente de Darci de MatosAdriano Silva (NOVO) aparece em vantagem na pesquisa do Grupo ND/Instituto Mapa sobre Darci de Matos – Foto: Arte/ND

A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, para mais ou menos, com margem de confiança de 95%. A pesquisa foi feita pelo Instituto Mapa a pedido do Grupo ND e ouviu 504 pessoas nos dias 24 e 25 de novembro.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a coleta de dados foi realizada por telefone, por meio de ligações automatizadas. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo SC-03425/2020.

Confira os números da pesquisa:

  • Adriano Silva (NOVO): 51%
  • Darci de Matos (PSD): 34%
  • Branco/Nulo: 8%
  • Não sabe:7%

Levando em conta apenas os votos válidos, quando se desconta brancos, nulos e não sabem, Adriano Silva seria eleito com 60% dos votos. Considerando a margem de erro, o candidato do NOVO poderia receber entre 56% e 64%. Já Darci Matos teria 40% dos votos e, levando em conta a margem de erro, teria entre 36% e 44% da intenção de votos.

Questionados sobre a definição de votos, 78% afirmaram que a posição é “definitiva, não vai mudar”. Outros 15% afirmaram que “podem mudar ainda”’ e outros 7% ainda não sabem.

Índice de rejeição

A pesquisa também questionou os eleitores em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum. Sendo assim, Darci Matos (PSD) recebeu 43% das respostas e Adriano Silva (NOVO) 29%. Outros 16% “não rejeita nenhum dos dois”, 4% rejeita os dois e 8% não sabe.

Além disso, os eleitores foram consultados sobre quem eles acreditam que irá ganhar a eleição – independente da sua opção de voto. Dessa forma, 56% acreditam que Adriano da Silva sairá vencedor, 34% acreditam em Darci de Matos e outros 10% não sabem.

Característica da pesquisa

Dos 504 entrevistados, 51% eram homens e 49% mulheres. No total, 44% representava a faixa etária entre 25 a 44 anos, 27% 45 a 59, 15% com 60 anos ou mais e 14% com 16 a 24 anos.

CONFIRA A PESQUISA COMPLETA AQUI

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Eleições 2020