Urnas começam a ser preparadas para segundo turno das eleições em Joinville

Na manhã desta sexta-feira (27), Justiça Eleitoral iniciou a separação das mais de mil urnas que serão utilizadas no próximo domingo (29)

Falta pouco para o eleitor ir às urnas e decidir quem comandará Joinville nos próximos quatro anos. Acontece no domingo (29) o segundo turno das eleições, e os preparativos já começaram para garantir a total segurança na hora do voto.

Urnas já começaram a ser separadas para as eleições do próximo domingo (29) – Foto: Sabrina Aguiar/NDTVUrnas já começaram a ser separadas para as eleições do próximo domingo (29) – Foto: Sabrina Aguiar/NDTV

Nesta sexta-feira (27), as urnas foram levadas até o Expocentro, onde houve a separação por zonas e roteiros. Mais de 1.100 urnas serão usadas neste segundo turno.

“O pessoal está bem organizado e preparando tudo para que haja segurança e tranquilidade na hora da votação. Estamos trabalhando para que tudo ocorra da melhor forma possível ”, afirma a chefe de cartório, Juliana Teixeira Warmling.

A distribuição nas seções eleitorais acontecerá neste sábado (28). Além da Justiça Eleitoral, o processo contará com apoio das Polícias Civil, Militar e Federal.

Também serão distribuídas máscaras que serão usadas pelos mesários durante a votação. Grande parte do material foi adquirido por meio de doações de empresas locais.

“Neste segundo turno nós teremos um material de qualidade, graças a essas doações. Também teremos máscaras para troca a cada quatro horas e álcool em gel para higienização. Não vai faltar itens de segurança de maneira nenhuma”, reforça o juiz eleitoral, Márcio Schiefler Fontes.

Justiça espera um segundo turno tranquilo

Assim como foi no primeiro turno, a Justiça Eleitoral também espera que a votação deste domingo seja tranquila. Em relação a demora nos resultados, Julia explica que novos testes foram feitos, durante a semana, para garantir uma maior agilidade na divulgação.

“Essa eleição foi um piloto dessa nova sistemática de processamento dos votos, então aconteceu essa demora. Mas a ideia é de que, no segundo turno, isso agilize mais. Porém, só no domingo vamos ver, de fato, como vai funcionar”, explica.

A votação do segundo turno será das 7 às 17 horas, sendo que o período das 7 às 10h é preferencial para pessoas com mais de 60 anos ou que fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

O eleitor também deve levar um documento com foto para comprovar a identidade. Outra opção é apresentar o perfil no e-Título, caso ele tenha feito a identificação biométrica.

Também é indicado que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. O uso de máscara é obrigatório.

Em Joinville, disputam o segundo turno os candidatos Adriano Silva (Novo) e Darci de Matos (PSD). 

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Eleições 2020