“Vamos cuidar das pessoas”, diz Adriano de Martini candidato a prefeito de Xanxerê

O postulante do Partido dos Trabalhadores concedeu entrevista exclusiva ao Grupo ND, nesta sexta-feira (23), e apresentou suas principais propostas

O candidato do PT à prefeitura de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, Adriano de Martini, foi o terceiro entrevistado pelo Grupo ND. A entrevista ocorreu nesta sexta-feira (23) ao ND+ e ao Balanço Geral. Martini, que tem como candidato a vice-prefeito Lenoir Tiecher, também do PT, apresentou suas propostas caso assuma o cargo máximo no Executivo do município.

O candidato do PT foi o terceiro a conceder entrevista ao Grupo ND. – Foto: Willian Ricardo/ND

A entrevista segue a ordem de sorteio realizado pelo Grupo ND na presença de representantes de todos os candidatos. Martini e Tiecher atualmente são vereadores do município e participam de coligação “Xanxerê por novos caminhos”, com os partidos PSB e PCdoB.

Confira a entrevista com o candidato na íntegra:

Caso seja eleito, qual será a sua principal bandeira como prefeito de Xanxerê?

Nossa principal bandeira será cuidar das pessoas. Iremos dos nossos cidadãos que estão sofrendo em diversas áreas como a saúde, educação, geração de emprego e renda, agricultura. Faremos políticas públicas que vão ajudar as pessoas no esporte, cultura e lazer, bem com a questão de infraestrutura do nosso município que ainda precisa de muitas melhorias.

Como o sr. pretende estimular o crescimento do município de uma forma organizada e sustentável?

Nossa gestão será trabalhada com a eficiência. Vamos fazer com que os recursos sejam economizados nas áreas necessárias e investidos nas áreas prioritárias. Faremos uma gestão participativa por meio de uma ferramenta central que é o orçamento participativo onde nós discutiremos com toda a comunidade os investimentos que serão realizados. Ao mesmo tempo, as pessoas poderão acompanhar e fiscalizar a aplicação desses recursos.

De forma sustentável também iremos implantar em Xanxerê o primeiro Parque Municipal Solar onde iremos economizar, a partir do terceiro ano da implementação desse parque, R$ 250 mil por mês na conta de energia elétrica tanto da iluminação pública como nos prédios públicos. São ideias que precisamos para pensar Xanxerê a longo prazo. Não pensamos Xanxerê apenas em uma gestão e por isso que a partir dessa ideia e de outras que queremos transformar Xanxerê em um município sustentável e principalmente com a geração de energia auto suficiente.

O Sr. fala em promover experiências de educação em período integral. Qual é a sua proposta?

Martini atualmente é vereador no município. – Foto: Willian Ricardo/ND

A educação em período integral é uma das metas do Plano Municipal de Educação que já está vigorando de longa data e que no nosso entendimento é o eixo central para a melhoria, aperfeiçoamento e qualidade do ensino para as nossas crianças. Educação em período integral significa que o transporte escolar vai pegar a criança de manhã em casa e ela terá toda a grade curricular no período da manhã, ao meio dia ela almoça na escola e a tarde terá toda a complementação com arte, cultura, esporte.

Além disso, com a vocação propriamente dita para a profissionalização para o mercado de trabalho e ao fim da tarde os pais recebem a criança em casa com segurança. É esse entendimento que temos para construir uma educação com melhor qualidade. Junto com isso queremos ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação dessas crianças de forma mais saudável, segura e com certeza também fará o trabalho de auxiliar também os nossos agricultores familiares.

De que forma a sua experiência política pode contribuir para a prefeitura?

Eu venho atuando junto aos movimentos comunitários e sindicais de longa data. Sou formado em administração empresarial e pós-graduado. Tenho experiência tanto profissional de gestão quanto política nos dois mandatos de vereador que construí. Fui o vereador mais votado na última eleição, presidente da Câmara de Vereadores onde fizemos a gestão de uma forma enxuta e eficiente. Por isso acreditamos que estamos preparados para conduzir Xanxerê por novos caminhos, cuidar das pessoas e projetar o município a longo prazo.

O que os xanxerenses podem esperar de Adriano de Martini, caso seja eleito prefeito?

Atuação firme e de liderança. Sou administrador e farei gestão dos recursos públicos para melhor aplicá-los. Mas a comunidade de Xanxerê também pode esperar de nós duas lideranças que estarão junto com a comunidade, buscando recursos, buscando políticas públicas tanto a nível federal como a estadual para que possamos resolver os problemas pontuais de forma imediata e também construir ações propositivas que possam transformar Xanxerê na cidade das oportunidades para atendimento de saúde, educação, geração de emprego e renda, da cultura, do lazer e do esporte para a nossa juventude. Para nossas empresas oportunidades de se instalar e gerar o crescimento e o desenvolvimento econômico ao nosso município.

Candidato representa a coligação “Xanxerê por novos caminhos” – Foto: Willian Ricardo/ND

+

Eleições 2020