Veja os candidatos a prefeito das maiores cidades da Grande Florianópolis

Primeiro turno das eleições municipais de 2020 ocorre no dia 15 de novembro; conheça os candidatos já apresentados na Capital, São José e Palhoça

As eleições municipais de 2020 prometem ser bastante disputadas na Grande Florianópolis. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro, em menos de dois meses.

O prazo para a realização de convenções para a decisão dos candidatos acabou nesta quarta-feira (16). E segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral é no dia 26 de setembro.

Porém, muitos candidatos já foram apresentados pelos partidos na Grande Florianópolis. Conheça agora os representantes da Capital, São José e Palhoça.

Conheça os candidatos dos maiores municípios da Grande Florianópolis – Foto: Reprodução/NDTV

Florianópolis

O cenário que se antevê na disputa eleitoral da Capital catarinense conta com dez candidatos confirmados até o momento.

Centro de Florianópolis – Foto: Anderson Coelho

A dois meses do primeiro turno das eleições municipais, marcadas para 15 de novembro, os partidos homologaram suas candidaturas nesta quarta-feira (16).

Gean Loureiro (DEM)

Gean Loureiro tentará a reeleição pelo DEM. O vice será o administrador de empresas Topázio Silveira Neto, do Republicanos. Segundo o prefeito, a escolha do vice deu-se pelo projeto de retomada da economia pós-pandemia e o compromisso de geração de empregos.

Gean Loureiro (DEM) – Foto: Gabriel Lain/ND

Elson Pereira (PSOL)

O PSOL oficializou o nome do professor Elson Pereira para candidato a prefeito em convenção do partido no domingo (6). Ele foi escolhido no mês de agosto pela frente popular, composta por nove organizações políticas (PSOL, PDT, PT, PCdoB, PSB, REDE, UP, PCLP e UCB), para ser o cabeça de chapa da coligação.

É a terceira vez que o candidato concorre a este cargo. Na última, em 2016, ficou em terceiro, com 20,6% dos votos. O vice será o arquiteto Lino Peres, do PT.

Elson Pereira (PSOL) – Foto: Reprodução/Instagram

Orlando Silva Neto (NOVO)

O nome de Orlando Silva Neto foi confirmado durante convenção oficial do Novo, na última quinta-feira (3), e o seu vice será o médico Luiz Barboza Neto. O nome do advogado já havia sido aprovado dentro do próprio partido, mas foi lançado oficialmente na última semana.

Orlando Silva Neto (NOVO) – Foto: Reprodução/Instagram

Gabriela Santetti (PSTU)

O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados) fará o lançamento da sua chapa oficial no dia 18 de setembro, às 19 h. No entanto, já confirmou que os nomes serão Gabriela Santetti e Diogo Leal, como vice-prefeito.

A homologação foi realizada durante convenção virtual, na segunda-feira (7). Gabriela é professora de História e mestre em Educação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Gabriela Santetti (PSTU) – Foto: PSTU/Divulgação

Helio Bairros (Patriota)

Durante convenção no dia 7 de setembro, o Patriota definiu o empresário Helio Bairros como seu candidato a prefeito da Capital. O seu vice será Edgar Lopes, agente aposentado da Polícia Federal.

Helio Bairros (Patriota) – Foto: Reprodução/Instagram

Pedro de Assis Silvestre (PL)

O vereador Pedro de Assis Silvestre, o Pedrão, é o nome escolhido pelo PL (Partido Liberal) para disputar a corrida para prefeito de Florianópolis. O vice será o engenheiro e empresário Eduardo Usuy, de 67 anos, também do PL.

Pedro de Assis Silvestre (PL) – Foto: Reprodução/Instagram

Angela Amin (PP)

O PP (Partido Progressista) confirmou o nome da deputada federal Angela Amin como candidata. João Batista Nunes (PSDB) será o candidato a vice-prefeito. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira (16), conforme apuração do colunista do Grupo ND, Moacir Pereira.

Angela Amin (PP) – Foto: Reprodução/Instagram

Ricardo Camargo Vieira (Solidariedade)

O partido Solidariedade oficializou na última segunda-feira (14) a candidatura do médico Ricardo Camargo Vieira à Prefeitura de Florianópolis. Dirigente nacional do PV (Partido Verde), o teólogo Guaraci Fagundes será o vice.

Eleições 2020

Ricardo Camargo Vieira (Solidariedade) – Foto: Divulgação

Alexander Brasil (PRTB)

O PRTB definiu o nome do advogado e líder do movimento “Vem pra Direita Floripa”, Alexander Brasil, de 43 anos, como candidato. O nome do vice ainda não havia sido divulgado nesta quinta-feira (17).

Alexander Brasil é o candidato do PRTB à Prefeitura da Capital – Foto: Facebook/Divulgação

Jair Fernandes de Aguiar Ramos (PCO)

Jair Fernandes de Aguiar Ramos, do PCO – Foto: Divulgação

O PCO (Partido da Causa Operária) confirmou a candidatura de Jair Fernandes de Aguiar Ramos e do vice Ivan Rubens Dário, em convenção realizada no domingo (13). Jair é técnico em edificações e carpinteiro autônomo. É militante do PCO e concorre pela primeira vez a um cargo eletivo.

PSL (Partido Social Liberal)

O PSL de Florianópolis não lançará candidato e apoiará a candidatura de Ângela Amin (PP). A decisão foi tomada em convenção eleitoral, realizada na quarta-feira (16), e comunicada à candidata pelo presidente municipal do PSL, Jefferson Fonseca.

São José

Em São José, na Grande Florianópolis, pelo menos onze pré-candidaturas já foram anunciadas.

São José – Foto: Divulgação/Prefeitura de São José

Conheça os pré-candidatos à prefeitura de São José:

Moacir da Silva (PDT)

O PDT de São José homologou a candidatura de Moacir da Silva a prefeito, na noite desta terça-feira (15). Josefense da Colônia Santana, o engenheiro sanitarista, administrador e pedagogo é servidor público de carreira há 34 anos. Foi cinco vezes secretário municipal (Desenvolvimento Econômico, Finanças e Planejamento, Receita e Meio Ambiente) em diferentes gestões e é vereador em seu segundo mandato.

Moacir da Silva (PDT) – Foto: Reprodução/ND

Luizinho da Regional (PSDB)

O radialista Luiz Carlos Goedert é o pré-candidato do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). O vice do empresário e comunicador ainda não foi anunciado.

Luizinho da Regional (PSDB) – Foto: Reprodução/Facebook

Orvino Coelho de Ávila (PSD)

Orvino foi eleito vereador em São José pela primeira vez em 1976. Já ocupou cargos no Executivo como secretário da SUSP (Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos) e da Receita.  Foi procurador-geral de São José e presidente da Ceasa.

Orvino Coelho de Ávila (PSD) – Foto: Reprodução/Facebook

Hélio Costa Júnior (Podemos)

Filho do Deputado Federal Hélio Costa, o publicitário foi homologado como o representante do Podemos para a disputa à Prefeitura de São José na noite desta terça-feira (15).

Hélio Costa Júnior (Podemos) – Foto: Divulgação/ND

Fernando Anselmo (PSL)

Fernando foi o terceiro candidato mais votado ao cargo de prefeito nas eleições de 2016.

Fernando Anselmo (PSL) – Foto: Reprodução/Facebook

Antonio Lemos (Republicanos)

Lemos foi o vereador mais votado em 2016 em São José. É advogado, acadêmico de Psicologia e pastor. Sua candidatura foi confirmada pelo Republicanos nesta quinta-feira (17).

Antonio Lemos (Republicanos) – Foto: Reprodução/Facebook

Roberto Salum (Patriota)

O jornalista é pré-candidato pelo Patriota.

Roberto Salum (Patriota) – Foto: Reprodução/Facebook

Edson Fortuna (PSOL)

O policial militar é o candidato do PSOL. Ele é formado em Serviço Social pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e pós-graduado em Gestão Pública pelo IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

Edson Fortuna (PSOL) – Foto: Reprodução/Facebook

Ary Martins (PT)

O professor e trabalhador aposentado dos Correios, será o candidato do partido à Prefeitura de São José. Concorre como seu vice Wilson Taveira.

Ary Martins (PT) – Foto: Reprodução/Facebook

Clonny Capistrano (PL)

Advogado e empresário, foi autor da lei da Ficha Limpa e é vereador no município pelo segundo mandato consecutivo.

Clonny Capistrano, à direita – Foto: Divulgação/ND

Thiago Paulo (NOVO)

Economista,mestre em engenharia, executivo do mercado de tecnologia e consultor do mercado financeiro. É sua primeira eleição, tendo seu nome aprovado na primeira convenção de São José. Tem a neurocientista Dayanne Borges (NOVO) como vice.

Thiago Pauli (Novo) – Foto: Divulgação/ND

Palhoça

A disputa pelo cargo de prefeito em Palhoça, conta com pelo menos cinco candidatos. O prazo para a realização de convenções teve fim nesta quarta-feira (16).

Palhoça – Foto: Ricardo Martins/Divulgação/ND

Vale ressaltar que, de acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral é no dia 26 de setembro.

Luciano Pereira (Avante)

O atual vereador Luciano Pereira foi o primeiro candidato a prefeitura de Palhoça a ser oficializado em convenção. Ele disputará as eleições pelo partido Avante junto ao vice Alécio Silva (Lecinho), assistente técnico-pedagógico da Secretaria de Educação.

Luciano Pereira (Avante) – Foto: Reprodução Redes Sociais/ND

Jean Negão (Patriota)

O advogado Jean Negão também disputará o pleito para a Prefeitura de Palhoça, pelo partido Patriota. Ele atualmente ocupa o cargo de vereador do município.

O candidato Jean Negão (Patriota) – Foto: Newton Neves/ND

Rangel Medeiros (PSOL)

O professor Rangel Medeiros teve sua candidatura anunciada na tarde desta segunda-feira (14) pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), partido do qual ele é presidente em Palhoça. O vice é Carlos Rogério.

Rangel Medeiros (PSOL) – Foto: Divulgação/Redes Sociais

Sérgio Guimarães (PL)

O repórter Sérgio Guimarães é candidato do PL (Partido Liberal). Seu nome foi decidido para representar o partido na convenção realizada no dia 10 de setembro.

Repórter Sérgio Guimarães (PL) – Foto: Reprodução Redes Sociais

Jailson Rodrigues (PT)

O PT (Partido dos Trabalhadores) homologou na tarde deste sábado (12), os nomes de Jailson Rodrigues e Ana Maria para candidato a prefeito e vice-prefeita de Palhoça na eleição deste ano.

Jailson Rodrigues e Ana Maria (PT) – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Eduardo Freccia (PSD)

Eduardo Freccia representará o PSD (Partido Social Democrático), sigla em que se filia também o atual prefeito de Palhoça, Camilo Martins. A candidatura será homologada na quarta-feira (16).

Eduardo Freccia (PSD) – Foto: Reprodução/ND

Coronel Ivon (PSL)

Pelo PSL (Partido Social Liberal) o candidato Coronel Ivon, da reserva da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), também disputará o pleito. É a terceira vez que ele se candidata à prefeitura.

Coronel Ivon (PSL) – Foto: Reprodução/Redes Sociais

+

Eleições 2020