Ex-vereador deixará cargo na Câmara de Joinville após repercussão negativa

Jaime Evaristo havia sido nomeado para ocupar cargo de assessor especial junto à Diretoria de Tecnologia da Informação

Depois da repercussão negativa envolvendo a nomeação de Jaime Evaristo (PSC) para o cargo de assessor especial junto à Diretoria de Tecnologia da Informação da Câmara de Vereadores de Joinville, o presidente do Legislativo, Maurício Peixer (PL), junto ao vereador Osmar Vicente (PSC) e ao próprio Jaime, decidiu retirar a nomeação do ex-vereador ainda nesta semana.

Jaime Evaristo havia sido nomeado como assessor especial na Câmara – Foto: Sabrina Seibel/CVJ/Divulgação/NDJaime Evaristo havia sido nomeado como assessor especial na Câmara – Foto: Sabrina Seibel/CVJ/Divulgação/ND

A polêmica se deu porque Jaime Evaristo não teria formação relacionada à área específica, o que gerou críticas de entidades e de eleitores. “Teve repercussão grande porque o Jaime é ex-vereador, não por outra coisa. Ele foi para a TI porque tem conhecimento em administração e poderia fazer a gestão administrativa do setor”, fala Peixer.

“Eu chamei o Jaime e disse que havia um desgaste, uma cobrança. E, embora ele esteja dentro das condições colocadas pelo cargo, há uma rejeição forte. Então, entramos em acordo e ele vai sair amanhã”, complementa o presidente da Câmara.

Nomeação de pessoas sem caráter técnico gerou críticas entre os vereadores

Entre os vereadores do atual mandato, também houve quem criticasse a nomeação de pessoas sem formação técnica, embora a obrigatoriedade de obedecer a esse critério não esteja prevista no regimento interno.

Os três vereadores do Novo se posicionaram nas redes sociais contra a prática e Sidney Sabel (DEM) também falou sobre a questão em uma sessão, destacando que o regimento deve ser modificado para estabelecer o critério de formação para nomeação. “Hoje, isso é legal, mas é quase imoral você colocar uma pessoa desqualificada numa função de extrema importância para a Casa. Vamos pegar um relatório nos próximos dias com todas as nomeações e queremos ver as suas qualificações”, disse o vereador, sem citar um caso específico.

Neto Petters (Novo) também é a favor de mudanças no regimento. “Nosso objetivo não é resolver um caso. Nosso objetivo é trazer um procedimento que esteja adequado para a nova realidade, dando resposta para a população de modo geral”, disse.

O ND+ não conseguiu contato com Jaime Evaristo até o fechamento desta matéria. Já a Câmara de Vereadores se posicionou por meio de nota:

A Câmara de Vereadores de Joinville tem 23 cargos em comissão no setor administrativo. Deste total, sete são de diretores e dois deles precisam ser ocupados por servidores efetivos. Para os cargos de diretores, o presidente Maurício Peixer (PL) solicitou profissionais com formação em nível superior, conhecimento técnico e/ou notório saber na referida área. Para os demais cargos de livre nomeação, foi solicitado que todos tivessem nível médio.

Já nos gabinetes dos vereadores, cada parlamentar tem direito a, no máximo, sete assessores comissionados, que precisam ter ensino médio ou superior, conforme cargos – três profissionais de ensino superior (um que atua como chefe de gabinete e dois que atuam como assessores parlamentares de apoio técnico). Os outros quatro servidores comissionados dos gabinetes ocupam o cargo de assessor parlamentar de apoio operacional, que exige nível médio completo.

Com relação à nomeação de assessor especial na Diretoria de Tecnologia da Informação, em decisão conjunta do partido PSC, do Jaime Evaristo e da presidência da Câmara de Joinville, ficou acordada a exoneração de Evaristo. Proposta do presidente Maurício Peixer é publicar um Ato da Mesa Diretora definindo padrões técnicos mínimos e compatíveis com cada função, dando assim, maior profissionalismo às atividades da Casa Legislativa.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Política SC

Loading...