Poder

os bastidores da política em Santa Catarina com informação e opinião sobre os fatos quentes do poder.


Horário eleitoral para o segundo turno começa nesta sexta

O segundo turno das eleições para prefeito será realizado em 57 municípios com mais de 200 mil eleitores

Começou na sexta-feira (20) o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e TV relativo ao segundo turno das eleições municipais de 2020, de acordo com o calendário eleitoral.

Eleições – Foto: Arquivo/Agência Brasil/ND

Nessa etapa, o horário gratuito irá até o dia 27 de novembro, dois dias antes da votação do dia 29 de novembro.

O segundo turno das eleições para prefeito será realizado em 57 municípios com mais de 200 mil eleitores. Em Santa Catarina, Blumenau e Joinville terão segundo turno.

Eleição

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou na sexta-feira que circulam nas redes sociais mensagens falsas sobre a anulação das eleições em alguns municípios por suspeita de fraude na urna eletrônica.

Segundo o TSE, desde a implantação da votação por meio eletrônico, em 1996, nunca houve constatação de fraude no sistema de votação. Além disso, o resultado da votação pode ser conferido pelos partidos políticos por meio dos boletins de urna.

Negros são 40% dos eleitos

Segundo dados do TSE mais de 40% dos candidatos negros (pretos e pardos) das eleições municipais de 2020 foram eleitos, sendo 1.730 para o cargo de prefeito. No segundo turno, a ser disputado no dia 29 de novembro, 32 candidatos negros concorrem a uma vaga nas prefeituras. Já para o cargo de vereador, foram eleitos 25.960 candidatos negros, cerca de 10% do número total de candidaturas registradas.

Volta às aulas

Em toda esta discussão em SC que envolve o retorno às aulas, as partes interessadas se deparam com contradições e questionamentos das decisões de cima.

Uma criança pode ir a um parque temático ou a um shopping, mas não pode retornar as escolas?

Mas quando até os secretários de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e Educação, Natalino Uggioni, e o Ministério Público de SC defendem, juntos, o retorno às aulas presenciais, vem uma decisão judicial que impede tudo.

Aliás, o retorno às aulas é a única atividade atropelada por decisão judicial (monocrática, de um juiz) em SC.

Raul Sartori

Tensão

Os grupos a favor do retorno de Carlos Moisés (PSL) e da permanência de Daniela Reinehr (sem partido), estão em plena atividade para garantir seus interesses no jogo do poder.

Como na próxima sexta-feira (27) há fortes indícios de que ele retome o controle do Estado, a interina se movimenta para se manter no cargo e tem feito o jogo de cooptação para garantir o resultado.

Como ambos não comungam de nenhuma relação depois dela se tornar participadora ativa pela derrubada dele, teme que os votos que podem retirá-la do Centro Administrativo possa ocorrer de verdade.

Como as atenções das lideranças estão voltadas para as eleições em Joinville e Blumenau, o impeachment ganhou ar de menor importância.

Se o cidadão demonstra apatia pelo assunto, é porque perdeu consistência.

Marcos Schettini