Deputados de Joinville integram comissões na Assembleia Legislativa

O novato Patrício Destro conquistou a presidência da Comissão de Proteção Civil

Os trabalhos no Legislativo estadual começam efetivamente a partir de agora, com a instalação das comissões. É por elas que projetos de lei precisam passar e ser aprovados antes de serem apreciados pelos deputados no plenário. No total, 33 parlamentares participam das comissões – outros sete fazem parte da Mesa Diretora. Entre eles, muitos acumulam funções em várias delas. No ranking de participação dos legisladores nos grupos, chama atenção a presença dos novatos.

Entre os deputados que figuram em mais de cinco comissões, estão seis que iniciaram os mandatos agora, além de seis reeleitos. Entre eles estão deputados estaduais de Joinville. Patrício Destro (PSB) é um dos novatos e conseguiu a presidência da Comissão de Proteção Civil. Destro ainda pegou a vice-presidência da Pesca e Aquicultura. Tanto ele quanto o joinvilense Dalmo Claro de Oliveira (PMDB) atuam em quatro comissões.

Os demais joinvilenses, já veteranos na Alesc, também marcaram seu espaço. Kennedy Nunes (PSD) ficou com a presidência da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Darci de Matos (PSD) conseguiu a vice-presidência Comissão de Finanças e Tributação.

Já os outros novatos das demais regiões do Estado, a presença é mais forte entre os que atuam em seis ou sete comissões: são dois iniciantes e um reeleito. Rodrigo Minotto (PDT) é o deputado que está na maior parte delas. Das sete em que atua, preside a de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul e é vice-presidente da comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Outro iniciante que acumula vagas em comissões é Ricardo Guidi (PPS). Presente em seis delas, é vice-presidente das comissões de Turismo e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. É o mesmo nível de atuação do veterano Narcizo Parisotto (DEM), que atua em seis e é vice-presidente de duas delas: Direitos Humanos e Prevenção e Combate às Drogas.

João Amin (PP), Fernando Coruja (PMDB) e Natalino Lázare (PR), que também começaram os mandatos em fevereiro, atuam em cinco comissões cada. Amin preside a de Transportes e Desenvolvimento Urbano e Lázare a de Agricultura e Política Rural.

Além deles, também estão em cinco comissões José Milton Scheffer (PP), Antonio Aguiar (PMDB), Dirceu Dresch (PT), Ana Paula Lima (PT) e Neodi Saretta (PT), reeleitos. Continua em aberto a presidência de apenas uma comissão permanente: de Legislação Participativa.

Arte/ND

+

Política SC