Karina Manarin

Com foco em notícias de política, o blog traz todos os dias também as informações do cotidiano e que interferem diretamente na vida das pessoas de todo o Sul Catarinense.


Maionese caseira aprovada por unanimidade em Câmara do Sul do Estado

Bares, restaurantes e lanchonetes do município de Içara, no sul do Estado, poderão voltar a fazer uso da maionese caseira

Bares, restaurantes e lanchonetes do município de Içara, no sul do Estado, poderão voltar a fazer uso da maionese caseira. Isso porque, o projeto, de autoria do vereador Max Luiz, do PL, foi aprovado nesta semana na Câmara da cidade, por unanimidade.

Vereador Max Luiz – Foto: Reprodução/Redes SociaisVereador Max Luiz – Foto: Reprodução/Redes Sociais

O argumento do vereador para a proposta, que foi aprovada por unanimidade, era principalmente a concorrência desleal com municípios vizinhos, onde o produto pode ser utilizado.

Conforme o projeto, que vai agora para avaliação da prefeita Dalvânia cardoso, do PP, a utilização de maionese e demais molhos do tipo caseiros, que contenham ovos em sua formulação, somente serão permitidos se estes forem liofilizados (em pó) e pasteurizados, ficando vedado uso de ovos crus (in natura), em razão do risco de contaminação por salmonela.

A medida determina que o uso de molhos e condimentos á base de leite ou ovos serão disponibilizados, obrigatoriamente, em porções individuais. O projeto indica também que para formulação de maionese e demais molhos do tipo caseiros que contenham leite, somente serão permitidos se forem pasteurizados.

O descumprimento configurará infração sanitária, além de multa de cinco Unidades Fiscais do Município, sendo aplicável em dobro em caso de reincidência.