Morre em Gaspar o ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca
Paca tinha 77 anos, era também empresário e grande incentivador da cidade gasparense; morreu vítima de um infarto
Morreu na madrugada deste domingo (8) o ex-prefeito de Gaspar, Osvaldo Schneider, o Paca. Aos 77 anos, ele foi vítima de um infarto fulminante enquanto estava em uma festa. Paca chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.
Leia mais

Filiado ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), Osvaldo Schneider, governou Gaspar de 1973 a 1977. Foi o sétimo prefeito da história do município.
A prefeitura de Gaspar divulgou que quando Paca foi prefeito começaram a circular as linhas de ônibus no interior do município, possibilitando ao morador do campo o trabalho na indústria. Também foi construído o Colégio Frei Godofredo e a Avenida das Comunidades, além da implantação da Biblioteca Pública e a construção das segunda ala do Hospital Nossa Senhora Perpétuo Socorro.
Na época, também foi elaborado o primeiro Plano Diretor e houve a implantação do Cadastro Técnico Imobiliário.
Além de ex-prefeito, Paca era empresário. Considerado um visionário e um filantropo, incentivador de muitas causas sociais em Gaspar. Um trecho do anel de contorno viário do município foi construído com a participação do empresário, que fez também a doação para reforma da maternidade do Hospital de Gaspar. Também apoiava diversas instituições, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Em 2016, Paca recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa, por indicação da deputada Dirce Heiderscheidt, se tornando comendador do Estado de Santa Catarina.

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB), lamentou a morte. Paca era muito ligado ao atual governante do município. “Nosso eterno prefeito, comendador de SC, presidente de hora do MDB de Gaspar. Ficam suas histórias, seus feitos e o resultado de suas lutas e carinho por Gaspar.”, escreveu na internet.
O velório do ex-prefeito Paca ocorre desde às 8h deste domingo (8) na Câmara de Vereadores de Gaspar. A despedida seguirá até às 8h desta segunda-feira (9). Logo após, haverá a cerimônia de cremação apenas para familiares e amigos próximos no Cemitério e Crematório São José, em Blumenau.
