Rodrigo Vieira

rodrigo.vieira@ndtv.com.br Blumenau e região são destaque todos os dias com o jornalista Rodrigo Vieira. O apresentador do Balanço Geral da NDTV traz aqui notícias exclusivas e opinião.


Morre em Gaspar o ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca

Paca tinha 77 anos, era também empresário e grande incentivador da cidade gasparense; morreu vítima de um infarto

Morreu na madrugada deste domingo (8) o ex-prefeito de Gaspar, Osvaldo Schneider, o Paca. Aos 77 anos, ele foi vítima de um infarto fulminante enquanto estava em uma festa. Paca chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.

Ex-prefeito de Gaspar, Osvaldo Schneider, o Paca, morreu aos 75 anos – Foto: Reprodução/Internet/NDEx-prefeito de Gaspar, Osvaldo Schneider, o Paca, morreu aos 75 anos – Foto: Reprodução/Internet/ND

Filiado ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), Osvaldo Schneider, governou Gaspar de 1973 a 1977. Foi o sétimo prefeito da história do município.

A prefeitura de Gaspar divulgou que quando Paca foi prefeito começaram a circular as linhas de ônibus no interior do município, possibilitando ao morador do campo o trabalho na indústria. Também foi construído o Colégio Frei Godofredo e a Avenida das Comunidades, além da implantação da Biblioteca Pública e a construção das segunda ala do Hospital Nossa Senhora Perpétuo Socorro.

Na época, também foi elaborado o primeiro Plano Diretor e houve a implantação do Cadastro Técnico Imobiliário.

Além de ex-prefeito, Paca era empresário. Considerado um visionário e um filantropo, incentivador de muitas causas sociais em Gaspar. Um trecho do anel de contorno viário do município foi construído com a participação do empresário, que fez também a doação para reforma da maternidade do Hospital de Gaspar. Também apoiava diversas instituições, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Em 2016, Paca recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa, por indicação da deputada Dirce Heiderscheidt, se tornando comendador do Estado de Santa Catarina.

Paca foi prefeito de Gaspar na década de 70 – Foto: Reprodução/Internet/NDPaca foi prefeito de Gaspar na década de 70 – Foto: Reprodução/Internet/ND

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB), lamentou a morte. Paca era muito ligado ao atual governante do município. “Nosso eterno prefeito, comendador de SC, presidente de hora do MDB de Gaspar. Ficam suas histórias, seus feitos e o resultado de suas lutas e carinho por Gaspar.”, escreveu na internet.

O velório do ex-prefeito Paca ocorre desde às 8h deste domingo (8) na Câmara de Vereadores de Gaspar. A despedida seguirá até às 8h desta segunda-feira (9). Logo após, haverá a cerimônia de cremação apenas para familiares e amigos próximos no Cemitério e Crematório São José, em Blumenau.

Prefeito Kleber Wan-Dall ao lado do ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca – Foto: Reprodução/Internet/NDPrefeito Kleber Wan-Dall ao lado do ex-prefeito Osvaldo Schneider, o Paca – Foto: Reprodução/Internet/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...