Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Novo secretariado de Gean Loureiro tem perfil mais político

Mudanças foram confirmadas nesta quarta-feira (10)

Dez secretários municipais foram mantidos pelo prefeito Gean Loureiro (DEM), entre eles os titulares de pastas estratégicas como Educação (Maurício Fernandes Pereira), Saúde (Professor Paraná), Infraestrutura (Valter Gallina) e Fazenda (Constâncio Maciel), na formação do colegiado que começa o segundo mandato.

A nova composição revelou, no entanto, um governo mais político, com três vereadores e três ex-vereadores. Estão licenciados do Legislativo para assumirem cargos no Executivo Guillherme Pereira (Continente), Gabriel Meurer (Defesa do Consumidor) e Ed Pereira (Cultura, Esporte e Juventude).

Apesar de admitir esse movimento, o secretário da Casa Civil, Everson Mendes, diz que “a característica técnica foi preservada” na administração municipal.

Prédio da Prefeitura de Florianópolis – Foto: Arquivo/NDPrédio da Prefeitura de Florianópolis – Foto: Arquivo/ND

Esperava-se, por exemplo, o aproveitamento de aliados do goversno que não tiveram êxito nas eleições municipais do ano passado, como Fabio Braga, que vai assumir a recém-criada Secretaria do Meio Ambiente; e de Miltinho Barcelos, novo titular do Desenvolvimento Sustentável.

Além deles, ambos ex-vereadores, Maria da Graça Pereira também entrou para o governo, como superintendente Internacional. Ela também ficou sem mandato nas eleições 2020.

A maior surpresa foi o coronel Araújo Gomes, ex-comandante da PMSC, para a pasta da segurança pública. Todos os novos secretários tomam posse no dia 17, quando passa a valer a lei da minirreforma administrativa.