Palestra com Moacir Pereira em Joinville avalia cenário político para as eleições 2022

Além de falar sobre as próximas eleições, Moacir Pereira também lançou livro sobre a vida do político Pedro Ivo Campos

Do passado ao futuro, a passagem do jornalista e colunista do Grupo ND, Moacir Pereira, por Joinville pode ser definida como uma verdadeira viagem no tempo. A palestra na Associação Empresarial de Joinville (Acij), nesta segunda-feira (25), tratou sobre o cenário político para 2022, mas também serviu de lançamento para o livro ‘’Pedro Ivo Campos – Um Perfil Jornalístico”.

Com prefácio do jornalista e historiador Apolinário Ternes, a obra é constituída de entrevistas realizadas pelo autor e outros jornalistas desde o período em que Pedro Ivo Campos atuou como prefeito de Joinville até os anos em que governou Santa Catarina, entre 1987 a 1990.

“A ideia desse livro surgiu há mais de 15 anos. Fiquei mais de um ano pesquisando e, para isso, viajei à Joinville e à Brasília. A família me entregou todo o material necessário para construir a obra”, pontuou Moacir Pereira.

O livro, na verdade, estava pronto antes mesmo da pandemia de Covid-19. O lançamento foi sendo adiado por conta desse cenário. “Achamos que seriam apenas três meses de pandemia, mas aqui estamos praticamente dois anos depois”, ponderou o jornalista.

Moacir ainda comenta que a obra tem tudo haver com Joinville. Afinal, Pedro Ivo Campos nasceu em Florianópolis, mas foi na maior cidade do estado onde o político fez sua vida pública.

Para Silvano Silva, presidente da Associação Catarinense de Rádio e TV (Acaert) e diretor regional do Grupo ND em Joinville, é uma honra receber Moacir Pereira na cidade, justamente por ser um ícone do Jornalismo e escritor com mais de 50 obras publicadas. Silvano ainda reforçou a relevância do biografado: “A figura de Pedro Ivo Campos tem extrema importância para a cidade, já que a história dele se deu praticamente por completo aqui”.

Marco Antônio Corsini, presidente da Acij, também endossa a valorização de Pedro Ivo Campos. Para o empresário “é um momento histórico a associação sediar o lançamento desse livro, devida a importância do político que já foi deputado, senador, prefeito e até governador em Santa Catarina”.

Esse já é o livro de número 56 de Moacir Pereira, o que demonstra a importância e credibilidade do jornalista. Mas ele não vai parar por aí e já tem novas obras planejadas para o futuro. O colunista tem ideia de biografar outras figuras marcantes na história da política catarinense. “O livro, apesar das novas tecnologias, é absolutamente imortal”, reforça Moacir.

Avaliação do cenário político para 2022

Durante a fala para empresários e autoridades, o comunicador trouxe explicações sobre os possíveis candidatos a governo e presidência nas próximas eleições.

Na avaliação do jornalista, existem poucas chances de uma terceira via se sair vitoriosa no próximo pleito como dizem alguns especialistas. Sendo assim, o resultado ficaria monopolizado entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido).

Já no campo catarinense, o jornalista avalia um cenário mais imprevisível, com chapas ainda a serem consolidadas entre os partidos, devido a disputas internas.

Moacir Pereira palestra para autoridades e empresários em Joinville – Foto: Carlos Jr./ND
1 4
Moacir Pereira palestra para autoridades e empresários em Joinville – Foto: Carlos Jr./ND
Moacir Pereira lança livro em Joinville – Foto: Carlos Jr./ND
2 4
Moacir Pereira lança livro em Joinville – Foto: Carlos Jr./ND
Palestra na Acij traçou detalhes sobre o cenário político estadual e nacional – Foto: Carlos Jr./ND
3 4
Palestra na Acij traçou detalhes sobre o cenário político estadual e nacional – Foto: Carlos Jr./ND
Pedro Ivo Campos, político que fez história em Joinville, foi biografado por Moacir Pereira – Foto: Carlos Jr./ND
4 4
Pedro Ivo Campos, político que fez história em Joinville, foi biografado por Moacir Pereira – Foto: Carlos Jr./ND
+

Política SC

Loading...