Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Prédio da Câmara Municipal de Nova Trento recebe o nome de Walter Fernando Piazza

Denominação homenageia filho ilustre da cidade, que se notabilizou no meio acadêmico e morreu em Florianópolis, em 2016

Sede da Câmara Municipal de Nova Trento – Foto: CMNT/Divulgação/NDSede da Câmara Municipal de Nova Trento – Foto: CMNT/Divulgação/ND

O prefeito Tiago Dalsasso sancionou lei denominando a sede da Câmara Municipal de Nova Trento como Prédio Professor e Historiador Walter Fernando Piazza, que nasceu na cidade em 6 de novembro de 1925.

É a primeira homenagem pública a uma das personalidades mais brilhantes do meio acadêmico no Estado, que integrou o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a Academia Catarinense de Letras (cadeira nº 31), o Instituto Genealógico Brasileiro e outras instituições no país e no exterior.

Participou também do Instituto Cultural de Ponta Delgada e do Instituto Histórico da Ilha Terceira, ambos nos Açores.

Piazza foi funcionário público, jornalista (“Diário da Tarde” e “A Gazeta””, folclorista, professor secundarista e universitário, arqueólogo, geógrafo, historiador e tornou-se doutor e livre-docente em história do Brasil pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), onde criou e estruturou o curso de mestrado em história.

Figura afável e solícita, morreu em 9 de fevereiro de 2016, aos 90 anos, na Capital – e merece maior reconhecimento de todos.

Walter Fernando Piazza (1925-2016) junto ao busto de seu tio, José Boiteux (1865-1934 ), patrono do ensino superior em Santa Catarina – Foto: Divulgação/NDWalter Fernando Piazza (1925-2016) junto ao busto de seu tio, José Boiteux (1865-1934 ), patrono do ensino superior em Santa Catarina – Foto: Divulgação/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...